Rio tem o 4º pior deslocamento urbano do mundo, diz Moovit

A cidade do Rio de Janeiro é a quarta pior do mundo em deslocamento urbano. Foi o que constatou o aplicativo Moovit em pesquisa feita em 100 capitais do planeta. O primeiro lugar ficou com Bogotá (Colômbia), 71 minutos; seguido por Cidade do México, com 73 minutos; e em terceiro ficou Istambul (Turquia), com 77 minutos.

Os cariocas gastam uma média de 67 minutos por viagem para um único destino. E mais três capitais brasileiras também ocupam as primeiras colocações: Recife, em sétimo lugar, com 64 minutos; São Paulo em décimo, com 62 minutos e Belo Horizonte, em décimo primeiro com 61 minutos de deslocamento.

O estudo também mostra demandas mundiais: Os usuários de transporte público querem aumento da frota para reduzir o tempo de espera, passagens mais baratas e cronogramas mais confiáveis.

Além disso, 17% dos passageiros diminuíram o uso de ônibus, trens e metrôs nos últimos dois anos. Já 9% dos entrevistados passaram a se locomover de outra forma, sem usar transporte público.

Aqui no Brasil, no ano passado, o uso combinado de bicicletas compartilhadas com transporte público cresceu 7% em comparação com 2020.

Dez regiões metropolitanas brasileiras fazem parte do relatório: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A pesquisa foi respondida por 33 mil usuários dessas cidades em novembro de 2022. Todos os dados são anônimos.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: