Disque Denúncia e Semove firmam parceria para aumentar segurança em ônibus

O Disque Denúncia e a Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove), firmaram parceria, na última quinta-feira (1º), para aumentar a segurança dos ônibus no Rio de Janeiro. O convênio tem como objetivo estimular a participação da população com informações que possam colaborar com as autoridades policiais na prevenção, repressão e investigação de crimes nos coletivos.

As denúncias são realizadas de forma anônima pelos canais de atendimento do Disque Denúncia, pelo aplicativo gratuito em versões IOS e Android ou pelo telefone 2253-1177, que também funciona como WhatsApp anonimizado. Todos os dados recebidos serão registrados na plataforma SAFE, disponibilizada pela Semove, que reunirá informações importantes como local e horário exato das ocorrências, ponto de embarque e desembarque dos criminosos, características físicas dos suspeitos e imagens do circuito interno de vídeo dos ônibus.

A partir da iniciativa, serão desenvolvidas campanhas, especialmente em redes sociais, para conscientizar os passageiros sobre a importância de colaborar na identificação de autores de crimes no transporte público. Cada ato de vandalismo ou assalto a ônibus impacta diretamente os sistemas municipais e intermunicipais de ônibus, forçando a retirada imediata do veículo da operação e reduzindo a oferta de transporte para a população.

Renato Almeida, diretor geral do Instituto MovRio, afirma que a parceria é um passo importante para fortalecer a colaboração do Disque Denúncia com a área de segurança pública. “O Disque Denúncia é uma importante ferramenta à disposição da população. O cidadão poderá denunciar, inclusive pelo WhatsApp anonimizado, assaltos, vandalismos e ônibus incendiados. Todas as denúncias são importantes e serão devidamente apuradas”, explicou.

Já o vice-presidente de Relações Institucionais da Semove, Rodrigo Tortoriello, acredita que o trabalho em conjunto com o Disque Denúncia vai contribuir significativamente também para o bem-estar dos passageiros do transporte público e a evolução da mobilidade urbana: “A proposta é aproximar o nosso cliente das forças de segurança, criando uma conexão direta que não precisa passar pela empresa de ônibus. E o fato de o passageiro não precisar se identificar, aliado à confiabilidade que ele já tem no Disque Denúncia, vai estimular a participação da sociedade”.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: