BRT Seguro completa dois anos com mais de duas mil prisões e aplicação de oito mil multas por evasão

O programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública (Seop), completa dois anos nesta terça-feira (6). Desde o início do programa, já foram realizadas 2.132 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual e 8.312 multas aplicadas por evasão. Além de atuar para garantir a segurança dos passageiros e combater o dano às estações, as equipes também são responsáveis por coibir os calotes em todo o sistema.

“O BRT Seguro é um programa que traz a lógica de tolerância zero para ilegalidades no sistema do BRT. Isso é muito importante e é feito através de prisões, de aplicação de multas para toda e qualquer irregularidade constatada pelos agentes. Dessa forma, conseguimos ter um BRT mais seguro, mais ordenado e também trazemos a cultura da sociedade se empenhar em denunciar o que está irregular e apoiar as forças de segurança e ordenamento”, avalia o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Para a presidente da Mobi-Rio, Cláudia Secin, com a ação dos agentes do BRT Seguro, aliada à tecnologia implementada na reforma das estações, foi possível diminuir em 90% o vandalismo no sistema BRT. “Essa parceria com a Seop trouxe mais segurança para os nossos passageiros. Com uma ação integrada entre o nosso monitoramento do Centro de Controle Operacional e os agentes que ficam nas ruas e estações, é possível combater de forma rápida e eficiente os calotes, furtos e vandalismo”, pontua a gestora.

As equipes também auxiliam outros órgãos da Secretaria de Ordem Pública e a GM-Rio em operações para coibir o trânsito de veículos na pista exclusiva do BRT. Somente em 2023 foram aplicadas 3.081 multas e 106 veículos foram removidos por essa infração.

Em parceria com o Centro de Controle e Monitoramento da Mobi-Rio, os agentes atuam 24h por dia, realizam patrulhamento em viaturas, nas estações e embarcados nas composições e também fazem operações de ordenamento urbano nas estações e ações para coibir pessoas em situação de rua nos terminais.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: