Modais se unem para incentivar doação de sangue

Para ajudar no reforço aos estoques de sangue do Hemorio, empresas do setor de mobilidade se uniram em uma parceria inédita, viabilizando a integração entre os doadores e o Instituto. Juntas, as concessionárias MetrôRio, VLT Carioca, Semove e SuperVia, além da empresa de tecnologia 99, vão disponibilizar 6.350 gratuidades. A campanha, batizada de Rota Solidária, faz parte das ações do Junho Vermelho e será lançada no Dia Mundial do Doador de Sangue, na próxima quarta-feira (14).

“Esta é a primeira vez que uma parceria entre os modais é realizada no país. Todas as maiores concessionárias de mobilidade juntas por uma boa causa. A Rota Solidária tem tudo para se tornar uma ação tradicional, já que tem a cara do morador do Rio, sempre disposto a ajudar o outro”, incentivou o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Para participar, os doadores devem se dirigir ao Hemorio e informar qual modal foi utilizado. Na sequência, receberá duas passagens para cobrir os gastos com o deslocamento. Caso decida utilizar a 99, basta acessar o aplicativo e inserir o cupom SALVARVIDASRJ para garantir 50% de desconto em até duas corridas para ir e voltar do Hemorio. O limite é de R$ 8 por viagem.

Além disso, colocando a palavra “Salvar Vidas” na opção de destino do app, o usuário será surpreendido com o endereço direto do próprio instituto. Ao todo, 5.000 vouchers serão disponibilizados.

A iniciativa também tem apoio da Rodoviária do Rio e do RIOgaleão, que vão usar seus espaços para chamar a atenção dos visitantes que chegam à cidade. A expectativa da campanha é reforçar os estoques atendendo mais de 25 mil pessoas, considerando que cada bolsa pode salvar até quatro vidas.

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50Kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12h antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.

Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: