Ação do Detro-RJ recolhe 10 ônibus intermunicipais

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quinta-feira (21/09), o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) deu continuidade à operação “Todos são passageiros e passageiras”, que tem como objetivo fiscalizar a acessibilidade das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida nos serviços de transporte regular intermunicipal. No total, 27 coletivos foram fiscalizados, entre eles dez recolhidos à garagem.

Os fiscais do Detro-RJ estiveram no Terminal Américo Fontenelle, na Central do Brasil, entre as 7h e 10h desta quinta-feira. Foram aplicadas sete multas por descumprimento das normas de acessibilidade vigentes e outras três por irregularidades nos ônibus intermunicipais, como falta de selo ou certificado de autorização de tráfego, defeito no extintor de incêndio e circulação com pneus lisos.

O diretor técnico-operacional do departamento, José Roberto de Lima, presente à operação, explicou que essa foi a décima ação da campanha ‘Todos são passageiros e passageiras’ e que há uma curva decrescente de infrações.

“Felizmente muitas empresas estão se conscientizando de que precisam respeitar as leis de acessibilidade. Essas operações são feitas para melhorar o serviço que é entregue à população. É muito importante trabalhar para garantir serviços básicas para todos. Quando trabalhamos para as minorias, estamos cuidando melhor de um todo”, disse o diretor.

A ação de hoje é um trabalho em conjunto com a Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que busca tornar o meio de transporte mais inclusivo.

O Detro-RJ recebe, diariamente, denúncias sobre irregularidades. A população pode entrar em contato pelo site http://www.detro.rj.gov.br/ ou pelo número (21) 3883-4141, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: