Filas enormes e tumulto no 1º dia útil de mudanças do BRT

Os usuários das estações Mato Alto e Pingo D’água se depararam com filas enormes na manhã desta segunda-feira (11/12), primeiro dia útil, após a entrega dos novos articulados e da obra de recuperação das pistas do BRT Transoeste. Em entrevista ao Bom Dia Rio, o prefeito Eduardo Paes admitiu que ocorreram falhas na operação do sistema, pediu desculpas à população e disse que deu “broncas” para melhorar o funcionamento.

No último sábado, a prefeitura entregou novos ônibus, que substituíram a antiga frota dos coletivos azuis do sistema. Os 136 ”amarelinhos” vão rodar por calhas que foram reformadas, desde o terminal Alvorada até Santa Cruz.

— Acho que o pessoal está meio perdido. Tem essas coisas sempre no primeiro dia. Se a gente tivesse feito gradual, também daria problema. Ia dar problema no dia que tirasse definitivo. Então, não há dúvidas que tem problemas na operação hoje. É aprender com os erros, se desculpar com a população. Enfim, é um esforço, acho que as pessoas reconhecem o esforço da prefeitura.

Segundo o prefeito, o plano ideal seria que os novos veículos entrassem em operação quando os terminais estivessem prontos. Quatro deles continuam em obras: Mato Alto, Magarça, Pingo d’Água e Curral Falso:

“Meu plano ideal era a gente poder só botar os ônibus novos quando a gente tivesse os terminais prontos. É uma obra um pouco mais demorada. A gente acha que vai ter que ir para março, abril. Mas, infelizmente, você não tinha mais como ficar com aqueles ônibus azuis colocando as pessoas em risco. Nossa iniciativa foi: os ônibus chegaram, vamos colocar na pista. Ficou pronta, né? Aquela pista de concreto, o que protege mais o veículo. Agora, tem uma coisa de primeiro dia mesmo. A saída do diretão que era num ponto separado e jogando no ponto, lá no abrigo, ainda provisório”.

Desde o fim da madrugada, relatos pelas redes sociais, ainda com o céu escuro, mostram filas dando voltas, dentro e fora das estações do corredor Transoeste. Internautas reclamavam da espera e da falta de informações: “Tô a mais de 1hora no trânsito do Mato Alto com tudo parado, a estação Santa Cruz não deu vazão nenhuma para a quantidade de pessoas e para os ônibus. São 8h da manhã e o ônibus que eu tô tá lotado”, critica.

Mudança nos diretões

Segundo a Mobi-Rio, os serviços “diretões” — que eram operados por ônibus comuns na pista do BRT — passaram a ser feitos com os novos ônibus da Mobi-Rio, a partir desta segunda-feira. Na prática, essa mudança fez com que o embarque e desembarque dos “diretões”, que até então era realizado fora das estações, passasse a ser realizado nas plataformas do BRT.

Paes advertiu que problemas também poderão ser registrados na terça-feira:

“Gente, aqui eu não engano ninguém. Eu vou aqui avisar. Atenção, você que vai usar o BRT amanhã: o terminal não está pronto. Você vai estar numa estação temporária, provisória, e o sistema não vai estar perfeito. Ele só vai estar perfeito quando esses terminais ficarem prontos. O passageiro que está entrando nesse ônibus novo já está vivendo uma experiência muito diferente. Está difícil chegar a ele, mas na hora a que chegar, a experiência é diferente, eu te garanto.

Mobi Rio vai operar linhas da Zona Oeste

Na entrevista, Paes revelou que foi impedido pela Justiça de alugar ônibus para resolver o problema de transporte na Zona Oeste. Optou então pela compra de veículos para a Mobi Rio operar em algumas áreas, sem detalhar quais são nem quando vai ocorrer a mudança:

“ Os dois maiores desafios que a gente tem aqui são a Ilha do governador, com a tal da Paranapuan, que é uma vergonha, e Zona Oeste. Na Zona Oeste, a gente tem as empresas muito deficitárias. Eu vou dar em primeira mão pelo Bom Dia Rio. A gente tentou fazer um aluguel de ônibus. As empresas não prestam serviço, mas evitam que a prefeitura preste. Acreditem se quiserem, entraram na Justiça para impedir a prefeitura de licitar para alugar linhas de ônibus, para substituir essas linhas. O que acontece: estou comprando ônibus, e a Mobi Rio vai começar a operar, em algumas áreas. Se a empresa não quer cumprir, vamos nós fazer”

Transbrasil

Atualmente, a frota de BRTs na cidade é de 427 veículos, que estão em operação nos corredores Transcarioca, Transolímpica e Transoeste, de acordo com a prefeitura. Esse número irá aumentar no próximo mês, quando o novo corredor Transbrasil entrará em operação, quando a frota do BRT passará de 600 ônibus. De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, a Transbrasil terá seu início de operação “em meados de janeiro de 2024”.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: