Prefeitura apresenta esquema operacional para o Carnaval de Rua 2024

A Prefeitura do Rio apresentou, nesta quinta-feira (11), o esquema operacional para o Carnaval de Rua 2024. A CET-Rio contará com 320 pessoas por dia de evento, entre operadores e apoiadores de tráfego contratados, 49 motocicletas e 35 viaturas operacionais, que trabalharão para manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e atuação nos bloqueios em conjunto com as equipes da Guarda Municipal.

Serão instalados 900 galhardetes de proibição de estacionamento e 36 faixas utilizadas no reforço das informações de trânsito. Também serão colocados 38 painéis de mensagens variáveis (PMV) que informarão sobre as alterações no trânsito, os horários e locais dos bloqueios, as restrições de estacionamento, além das condições do tráfego.

Início dos bloqueios de trânsito às 5h do dia do evento

Os fechamentos da Rua Primeiro de Março e Avenida Presidente Antônio Carlos e, também, os acessos a estas vias começam às 5h do dia do evento. Com a previsão de término do desfile ao meio-dia, a liberação das vias é prevista a partir das 13h. É recomendado a utilização de rotas alternativas, como: túneis Santa Bárbara e Rebouças para o deslocamento do Centro até a Zona Sul e Zona Sul ao Centro e/ou Zona Norte.

Já o COR será o responsável pelo monitoramento da movimentação dos blocos da cidade. Cerca de 60 agentes vão monitorar em tempo real a cidade. Além disso, drones irão transmitir imagens dos principais blocos que vão desfilar no Centro do Rio em tempo real para os operadores. O equipamento já será utilizado no fim de semana que antecede o início oficial do Carnaval. As interdições de vias provocadas pelos deslocamentos de blocos serão informadas pelo COR em tempo real no aplicativo COR.

Funcionamento do metrô para desfiles dos megablocos de rua no Centro do Rio

Metrô – Linhas 1, 2 e 4
Sábado – feriado de São Sebastião (20/1): das 7h às 23h
Domingo (21/1): das 7h às 23h, com extensão de horário para embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite, e as demais estações apenas para desembarque após as 23h.

Transferência entre as linhas 1 e 2
Sábado – feriado de São Sebastião (20/1) e domingo (21/1): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema

Metrô na Superfície (MNS) – Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea
Sábado – feriado de São Sebastião (20/1) e domingo (21/1): das 7h às 22h30

 

Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: