Terminal Gentileza e Transbrasil iniciam operação em dias úteis
Nesta segunda-feira (26/2), primeiro dia útil de funcionamento do o Terminal Intermodal Gentileza, mais de cem agentes estarão presentes no local ao longo do dia para fornecer informações e dar suporte à população.
Em operação gradual, o BRT Transbrasil circulará com uma linha no horário das 12h às 14h, entre a Penha e novo terminal, com intervalos de 10 minutos entre as viagens e tempo de percurso de 20 minutos. O preço da passagem (R$ 4,30) será o mesmo cobrado em todos os modais municipais.
Os ônibus saem da Penha, fazem paradas nas estações Ibiapina, Olaria, C. de Moraes e Santa Luzia, antes de entrarem na Transbrasil e seguirem direto, sem paradas, até o Terminal Gentileza.
Linhas de ônibus municipais no Terminal Gentileza
Cinco linhas de ônibus municipais que tinham como destino o entorno da rodoviária já estão operando no local desde sábado (24/2). São elas:
– Linha 104 (São Conrado – Terminal Gentileza)
– Linha 133 (Largo do Machado – Terminal Gentileza)
– Linha 301 (Terminal Gentileza – Barra da Tijuca)
– Linha 302 (Terminal Gentileza – Terminal Alvorada)
– Linha 353 (Praça Seca – Terminal Gentileza)
Os pontos de ônibus dessas linhas nas ruas Comandante Garcia Pires e General Luís Mendes de Moraes e na Praça Marechal Hermes foram desativados.
Linha 1 do VLT liga Terminal Gentileza ao Santos Dumont
O VLT Carioca ampliou a operação da sua linha 1, que passou a circular entre o Terminal Intermodal Gentileza e o Santos Dumont desde sábado (24/2). O traçado Terminal Gentileza x Santos Dumont pode ser feito pelos passageiros em cerca de 30 minutos. O horário de funcionamento está mantido: das 6h à meia-noite.
Ônibus executivo Terminal Gentileza-Galeão
Para atender à demanda dos passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG), uma linha expressa de ônibus executivos Terminal Gentileza x Galeão, sem paradas nas estações, está em operação todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos. O tempo de viagem é estimado em 16 minutos. Os ônibus têm bagageiros e uma sala de espera à disposição dos passageiros no Terminal Gentileza. O valor da tarifa é de R$ 15, e a passagem pode ser paga com Jaé ou Riocard.
“O Terminal Gentileza já está operando com os serviços programados para esta primeira fase. Tivemos um fim de semana tranquilo. Todos os modais funcionaram de acordo com o planejado. Muitos agentes da prefeitura estão no Terminal e no entorno para ajudar a informar os usuários. A operação está ocorrendo em várias fases justamente para garantir segurança viária e para os próprios usuários se acostumarem aos poucos com as mudanças, que trarão grandes melhorias para a mobilidade da cidade”, declarou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.
Foto: Divulgação.