Ação contra sumiço de crianças e adolescentes é realizada no Metrô

A estação de metrô da Carioca recebeu uma ação especial de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes, nesta quarta-feira (27/03). O evento acontece em razão da Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida, que ocorre todos os anos no Brasil, entre os dias 25 e 31 de março.

Equipes da Defensoria Pública do Estado do Rio (DPRJ) e da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA/RJ) distribuíram a cartilha “Desaparecimento de Crianças e Adolescentes: O que fazer para evitar?”, a fim de prestar orientação sobre os casos de menores de idade desaparecidos.

“São dicas simples, a exemplo de: obter a carteira de identidade das nossas crianças, mesmo enquanto elas tiverem poucos anos de idade e até meses, utilizar pulseiras quando crianças menores forem a lugares de grande aglomeração, contendo a identificação delas e o nome do responsável, por exemplo. Essas são medidas importantes de prevenção”, afirmou o defensor Rodrigo Azambuja, coordenador da Infância e Juventude da Defensoria.

A DPRJ reforça que não é necessário esperar 24 horas para o registro de desaparecimento de crianças e adolescentes. É possível ir na delegacia mais próxima, assim que o sumiço for percebido. Quem mora na capital fluminense, também pode registrar a ocorrência na Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).

De acordo com dados do Programa SOS Crianças Desaparecidas – que conta com o apoio da FIA/RJ e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), 211 casos de desaparecimentos foram registrados em 2023, dos quais 166 foram solucionados, e 45 permanecem em aberto.

Desde 1996, ano de implantação do programa, 4.407 jovens desaparecidos foram registrados no estado fluminense. Destes, 3.773 foram encontrados, representando um índice de localização de 86%.

A iniciativa é desenvolvida pela DPRJ, pela FIA/RJ e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: