VLT Carioca terá vagão exclusivo para mulheres

Nesta terça-feira (16/04), foi publicada no Diário Oficial Lei que determina a destinação de um vagão no VLT exclusivo para mulheres, assim como nos trens e no metrô. A norma estabelece que o vagão reservado a mulheres deverá apresentar pintura externa ou envelopamento na cor rosa, com os dizeres “VLT – exclusivo para mulheres” nas partes laterais, com circulação obrigatória nos horários das 6h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto em dias de feriado.

Em caso de descumprimento da lei, a concessionária do VLT será multada em R$ 1.000 por dia, e os usuários em R$ 50.

As mulheres devem informar ao condutor sobre a presença de homens através de um dispositivo de comunicação no vagão exclusivo, determina a lei no terceiro artigo. Caso seja feita essa comunicação, o condutor deve acionar os seguranças da próxima estação para solicitar a saída do passageiro que esteja desrespeitando a lei, com auxílio de força policial se necessário.

Para organizar o embarque, cabe à concessionária a organização de filas nos terminais para o acesso exclusivo do público feminino. O VLT Carioca tem o prazo de 60 dias para se adequar à norma.

A lei é de autoria dos vereadores Átila Nunes (PSD) e Rafael Aloisio Freitas (PSD) e foi sancionada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: