Madonna: estacionar em Copa será proibido a partir desta 5ª feira

A Prefeitura do Rio preparou um plano operacional para o show da cantora Madonna, neste sábado (4/5), similar ao da festa do réveillon. Nesta quinta-feira (2/5), a partir das 18h, já começa a proibição do estacionamento de veículos nas principais vias de Copacabana, local do evento. A liberação somente ocorrerá às 6h de domingo (5/5). A iniciativa tem a finalidade de desestimular a utilização de carros de passeio por quem quiser se deslocar até a região.

Circulação de veículos em Copacabana e terminais especiais

A partir das 18h até as 19h30 de sábado, apenas ônibus e táxis terão permissão para circular por Copacabana. As linhas que atravessam a Enseada de Botafogo poderão utilizar essa rota somente até as 19h30. Após esse horário, somente as linhas determinadas pela SMTR terão acesso à Enseada de Botafogo.

A partir das 19h30 haverá dois terminais de ônibus para embarque. Um na Enseada de Botafogo, próximo ao Botafogo Praia Shopping, servindo passageiros com destino à Central, ao Terminal Gentileza e a alguns bairros da Zona Norte, como Abolição, Jacaré, Penha e Ilha do Governador.

O outro ponto de embarque estará localizado na altura do Posto 6, com ônibus convencionais e executivos direcionados aos bairros da Zona Oeste, como Barra da Tijuca (Terminal Alvorada), Cidade de Deus, Recreio, Piabas, Santa Cruz, Rio das Pedras e Campo Grande.

Principais interdições

A partir da meia-noite de sábado

Será proibido o acesso de ônibus fretados ao bairro de Copacabana. Além da proibição de acesso, o estacionamento a esses veículos também será proibido em Botafogo, Ipanema, Urca e Morro do Pasmado.

A partir das 7h de sábado

Será interditada a pista junto à orla da Avenida Atlântica, para implantação da Área de Lazer, e a pista junto às edificações funcionará em reversível, conforme ocorre aos domingos e feriados. Além disso, a Avenida Atlântica, pista da orla, no trecho junto ao Leme, também será interditada.

A partir das 11h de sábado

A pista junto às edificações da Avenida Atlântica e todos os seus acessos serão interditados.

A partir das 18h de sábado

Todos os acessos ao bairro de Copacabana serão interditados, exceto para ônibus de linhas regulares e táxis.

A partir das 19h30 de sábado

Haverá o bloqueio total dos acessos à Copacabana para todos os tipos de veículos, inclusive ônibus e táxis.

Liberação das vias

A partir das 4h de domingo (5/5)

Os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Avenida Atlântica, em ambas as pistas.

A partir das 7h de domingo (5/5)

Será aberta a pista das edificações da Avenida Atlântica, funcionando com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre aos domingos e feriados.

Terminal Gentileza

O Terminal Gentileza será o ponto de conexão entre BRTs, linhas intermunicipais, Rodoviária e Aeroporto do Galeão. Haverá uma linha exclusiva Gentileza x Madonna para transportar os espectadores até o local do show, passando pelo Aterro do Flamengo. As partidas dos ônibus começam às 13h de sábado (4/5). Até as 19h30, o desembarque dessa linha será na Avenida Princesa Isabel 186, próximo ao McDonald’s. Após esse horário, o ponto de desembarque será na Enseada de Botafogo.A tarifa dessa linha exclusiva será de R$ 8,60, ida e volta, com controle de acesso e pagamento exclusivo por meio da plataforma de bilhetagem Jaé. No momento da compra, os passageiros receberão uma pulseira para facilitar o retorno para casa.

O embarque da volta será realizado na Enseada de Botafogo, de meia-noite até 4h de domingo. Para entrar no ônibus, bastará apresentar a pulseira.

A Prefeitura orienta que os passageiros baixem o aplicativo do Jaé com antecedência e efetuem a carga de R$ 8,60 ou recarreguem os seus cartões.

Trade turístico

A previsão, segundo a Secretaria Municipal de Turismo, é de ocupação de 100% nos hotéis da orla de Copacabana. As empresas de ônibus que operam na Rodoviária Novo Rio esperam um aumento de 30% nos horários extras entre sexta-feira e sábado. Já o consórcio Rio Galeão estima em 170 voos extras para a cidade entre 1º e 6 de maio, saindo de 27 destinos.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: