Transportes públicos deverão ter sinalização de pontos cegos

A implantação de adesivos para apontar a localização de ponto cego nos veículos de transporte público passará a ser obrigatória na cidade do Rio. O objetivo é resguardar ciclistas, motociclistas e pedestres de acidentes pela falta de visibilidade do motorista do modal, que não consegue ver determinados pontos pelo retrovisor.

A determinação consta de Lei, de autoria do vereador Celso Costa (MDB), sancionada pelo prefeito Eduardo Paes.  “O ponto cego é aquele que impede o motorista de ver outros veículos que estão ao lado ou atrás dele no trânsito”, explica Costa. O parlamentar ressalta que a mortalidade no trânsito na cidade chegou a aproximadamente 3,5%, de 2019 para 2020, com uma taxa de 9,7 mortes em acidentes a cada 100 mil habitantes.

De acordo com o texto, o não cumprimento da medida sujeitará a concessionária do serviço público a uma advertência, na primeira infração, e multa de R$ 80 mil para cada veículo que descumprir a norma, em caso de reincidência. As despesas da colocação do adesivo ficarão a cargo da empresa.

Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: