Número de passageiros na Transolímpica aumenta mais de 150%
Na Transolímpica, o número de passageiros aumentou mais de 150% nos últimos três anos, com a média diária passando de 19 mil (março de 2021) para 49 mil (março de 2024). O corredor do BRT tem 23 quilômetros, ligando Deodoro ao Recreio dos Bandeirantes e foi o primeiro do sistema BRT a operar com os novos ônibus amarelinhos. Com mais articulados em operação, houve uma redução de até 63% nos intervalos das linhas nos horários de pico.
De acordo com a Prefeitura, a compra de uma nova frota de ônibus articulados, assim como a reforma de todas as estações e reabertura das que estavam fechadas, foram ações determinantes para o aumento da demanda.
Os novos ônibus contam com moderna tecnologia e são equipados com telemetria para análise de desempenho. Há interação com o usuário (microfone ambiente, painel de mensagens aos usuários que alertam sobre as próximas estações e alto-falantes), câmeras, portas reforçadas, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, cabine segregada para o motorista, painel de temperatura, área reservada a pessoas com deficiência e tomadas USB, entre outros itens.
Foto: divulgação.