Contratação de motorneiros reduz intervalo de viagens
A chegada de novos motorneiros nos bondes de Santa Teresa já possibilita redução dos intervalos entre as viagens, beneficiando moradores e turistas. Esta semana, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) determinou que o transporte seja ofertado a cada 15 minutos. Antes, a circulação era a cada 20 minutos. Outra novidade é que o sistema recebeu o reforço de mais um coletivo, que estava em manutenção desde janeiro. Com isso, a operação volta a contar com cinco bondes.
No mês passado, 16 novos motorneiros, 16 auxiliares e dois supervisores começaram a atuar oficialmente no tradicional sistema. A contratação de novos profissionais não ocorria há mais de duas décadas. A iniciativa faz parte de um pacote de medidas de revitalização, incluindo obras de reforma e a retomada do trajeto original do transporte. Em média, 1.500 pessoas embarcam todos os dias no centenário transporte que, em 2024, vai completar 128 anos.
Obras de revitalização em andamento
A obra de recuperação do sistema, com o objetivo de modernizar a operação e proporcionar mais segurança e comodidade aos passageiros, teve início na primeira semana de janeiro de 2024. Até o final deste mês, os novos trilhos do Ramal Paula Mattos serão instalados ao longo de uma extensão de 480 metros, chegando até o Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola, na Rua Constante Jardim.
A previsão é que, no final do ano, os ramais Paula Mattos e Silvestre estejam em pleno funcionamento, atendendo a mais uma reivindicação dos moradores do bairro, que aguardam pela reativação dos trechos há mais de dez anos.
“Estamos muito satisfeitos em poder oferecer um serviço de transporte mais eficiente e acessível para os moradores e visitantes de Santa Teresa. A contratação dos novos motorneiros e o ajuste no intervalo entre as viagens são passos importantes para melhorar a experiência de quem utiliza os bondes”, finalizou o presidente da Central Logística, Fabrício Abílio.
Foto: divulgação.