Empresas de ônibus renovam convênio com o Inea para controle de emissões

As empresas de ônibus do Estado do Rio renovaram a parceria com o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), para controle das emissões de gases poluentes. O convênio busca assegurar que a frota em circulação esteja em conformidade com as normas ambientais. O acordo envolve o monitoramento de aproximadamente 15 mil coletivos que operam em mais de duas mil linhas municipais e intermunicipais. Os veículos que atendem aos requisitos recebem a certificação Selo Verde, um adesivo afixado no vidro dianteiro que permite aos passageiros identificar os ônibus que operam de forma sustentável.

Desde a implementação do programa em 2007, uma equipe de mais de 30 técnicos especializados realiza inspeções diárias nas empresas de ônibus. Cada veículo passa por uma avaliação técnica para garantir que as emissões de poluentes, como o gás carbônico e material particulado, estejam dentro dos limites estabelecidos pelas normas ambientais.

O controle das emissões não só contribui para a melhoria da qualidade do ar nas áreas urbanas, mas também resulta em uma significativa redução do consumo de óleo diesel. Desde 2008, foram evitadas a emissão de 1,7 milhão de toneladas de gás carbônico na atmosfera, além de 38 mil toneladas de material particulado.

Os dados e os resultados obtidos com o programa foram apresentados recentemente durante a 9ª Conferência Cidades Verdes, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que teve como tema principal “A Transição Energética e as Cidades”. O evento reuniu especialistas, pesquisadores e representantes das áreas de transporte e meio ambiente para debater os avanços e desafios na busca por um futuro mais sustentável para as cidades. Durante o encontro, a nova identidade visual do Selo Verde foi oficialmente lançada, e gradualmente será incorporada à frota certificada.

Guilherme Wilson, gerente de Planejamento e Controle da Semove, entidade que representa 181 empresas de ônibus no Estado do Rio, destaca os benefícios do programa: “O Selo Verde trouxe um benefício indiscutível para todos: o fim da fumaça preta nos ônibus. O controle eficaz das emissões tornou o transporte por ônibus mais sustentável, contribuindo não apenas para o meio ambiente, mas também para a saúde pública. Esse trabalho contínuo ao longo dos anos também nos permitiu construir um banco de dados robusto sobre as emissões da frota, o que auxilia na formulação de políticas públicas ambientais”

Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: