Cinco cancelas fecharão Grajaú-Jacarepaguá em dias de temporal

A CET-Rio começa a instalar nesta terça-feira (10/12) as primeiras cancelas na Estrada Grajaú-Jacarepaguá, que fecharão a via durante temporais fortes ou chuvas prolongadas. A iniciativa faz parte das ações do Plano Verão da Prefeitura, para diminuir os riscos de tragédia em áreas propensas a deslizamentos e alagamentos.

Segundo a Prefeitura, as cancelas vão reduzir o tempo para a realização dos bloqueios – a manobra de abertura e fechamento não ultrapassa 20 segundos – em vias com histórico de ocorrências em dias chuvosos; além de aumentar a segurança nos pontos interditados; e de mobilizar um número menor de agentes, que poderão ser liberados para atuar em outros locais ou na assistência à população.

Na Estrada Grajaú- Jacarepaguá serão necessários cinco pontos de interdição: Dois na Rua José do Patrocínio com Rua Visconde de Santa Isabel; retorno para Jacarepaguá (Sítio da Serra); retorno para Grajaú (JPA Cabanas); Auto Estrada Grajaú-Jacarepaguá com Estrada dos Três Rios.

O Plano prevê que, caso o índice pluviométrico chegue ao volume de 35milímetros no período de uma hora nos locais onde há risco de deslizamento, um agente da CET-Rio irá de moto fechar os acessos da via. Hoje, qualquer fechamento é feito com agentes a bordo de veículos da companhia, o que torna o processo muito mais lento.

Além dos cinco pontos na Grajaú- Jacarepaguá , serão instalados outros 16 pontos na cidade:

Avenida Niemeyer  – 5 pontos

Alto da Boa Vista – 5 pontos

Rua Carlos Peixoto (Rio Sul) – 1 ponto

Mergullhões da Armando Lombardi – 2 pontos

Mergulhão Billy Blanco – 3 pontos.

Segundo o presidente da CET-Rio, Airton Aguiar, o fechamento das vias deverá ser durante um curto período de tempo, o que não deverá ocasionar grandes transtornos na mobilidade da cidade.

Foto: Divulgação/ Carlos Eduardo Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: