Passageiros do Metrô reclamam dos intervalos entre as composições

O Metrô Rio é um dos transportes mais rápidos usados pela população. Cerca de 3 mil trabalhadores operam as 41 estações, três linhas com 58 quilômetros, 64 trens e 14 pontos de integração. As principais queixas dos passageiros registradas, no ano passado, pela Agência Reguladora de Transportes Públicos, Agetransp, foram a  falta de regularidade dos intervalos entre viagens e refrigeração deficiente. Ao todo foram 242 reclamações sobre o sistema. Das 37 multas aplicadas, em 2017, nove foram para o Metrô Rio.

Para sanar o problema da climatização nos vagões, a concessionária informou que, nos últimos cinco anos, comprou 34 trens com ar-condicionado 30% mais potente em relação à frota antiga. As composições com maior tempo de uso passaram por uma reforma, para melhorar o funcionamento e reparar o ar-condicionado.

Em relação à regularidade entre os intervalos dos trens, o Metrô opera com intervalos de 4 minutos e 30 segundos nos horários de pico, das 6h às 10h e das 16h às 20h, (2 minutos e 15 no trecho compartilhado, entre Botafogo e Central). Fora desses horários, o intervalo é, em média, de sete minutos.

De acordo com a professora da Escola Politécnica da UFRJ, Eva Vider, para o sistema ser mais eficaz seria necessário, entre outras mudanças, diminuir o tempo de espera dos passageiros. “Implantar a linha 4, aumentar a frequência das linhas 1 e 2 , reduzindo os intervalos, principalmente nos horários de pico, colocando mais composições em operação, além de melhorar as integrações físicas e operacionais com outros modos de transporte, incluindo bicicletas”, sugere a engenheira de Transportes.

A empresa também mantém um Centro de Controle Operacional, que foi modernizado recentemente, de onde é controlado o deslocamento das composições, para garantir a segurança do transporte. O aplicativo MetrôFácil também será modernizado, para melhorar a troca de informações com os passageiros.

Inaugurado em março de 1979, o metrô do Rio de Janeiro começou transportando meio milhão de pessoas, numa média diária de 60 mil usuários, com cinco estações: Praça Onze, Central, Presidente Vargas, Cinelândia e Glória. Em 2016, essa média disparou. Entre os dias 5 e 19 de agosto, durante a Operação Olímpica, 12,8 milhões de pessoas viajaram de Metrô, e a empresa ultrapassou mais de um milhão de usuários ao dia. A implantação de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais em todas as estações, e a construção e ampliação de novas subestações de energia foram concluídas em 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: