Agetransp: presidente do Detro passa por sabatina na Alerj

Indicado pelo governador, José Fernando Moraes ainda precisa de aprovação do plenário da Assembleia

O presidente do Departamento de Transporte Rodoviários (Detro), José Fernando Moraes, Alves foi aprovado, por unanimidade, para o cargo de conselheiro da Agência Reguladora de Transportes do Estado (Agetransp) pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). Ele foi sabatinado pela Comissão de Normas Internas, nesta terça-feira (8). Sua nomeação agora será analisada pelo plenário da Casa.

Moraes foi indicado pelo governador Luiz Fernando Pezão. O Ministério Público (MP) estadual foi contra, por causa de suas relações políticas quando foi vereador. Segundo o MP, o presidente do Detro também não teria o tempo necessário de experiência na área para ocupar o cargo na Agetransp.

A agência é responsável por fiscalizar a atuação das concessionárias estaduais de transporte, como a Supervia, a CCR Barcas e o Metrô Rio. Entre as funções dos conselheiros está a distribuição de multas a concessionárias de transporte do estado. Os cargos estão vagos desde primeiro de janeiro. Caso Moraes seja aprovado, irá substituir Maria das Graças Tuze de Matos.

Durante a sabatina, Moraes criticou a devolução dos policiais militares, que atuavam no Detro. O candidato afirmou que a fiscalização não pode ir para a rua sem proteção, pois atua diretamente combatendo as vans em situação irregular.

Foto: Rafael Wallace/Alerj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: