Alerj aprova indicações de Pezão para o conselho da Agetransp
Os nomes dos quatro indicados pelo governador Luiz Fernando Pezão ao Conselho Diretor da Agência Reguladora de Transportes do Estado do Rio (Agetransp) foram aprovados nesta terça-feira (22/05), em discussão única, pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj).
Os quatro conselheiros vão exercer um mandato de quatro anos. Foram aprovadas as nomeações de Murilo Provençano dos Reis, Aline Paola Braga Câmara de Almeida, José Fernando Moraes Alves e de Carlos Correia, o único indicado que foi reconduzido ao cargo, que ocupava desde 2014.
A Agetransp é o órgão responsável por fiscalizar a atuação da SuperVia, a CCR Barcas e o MetrôRio. A validade das infrações cometidas pelas concessionárias é votada pelo conselho. Com os cargos de conselheiros vagos desde primeiro de janeiro, as transgressões estão sendo contabilizadas, mas as multas oriundas desse processo não podem ser emitidas.
Ministério Público foi contra as indicações
O Ministério Público do Estado do Rio chegou a mover a ação civil pública contra as indicações. O órgão criticou a falta de “conhecimento na área” dos escolhidos e o fato de três deles serem políticos: Murilo Leal (MDB) foi ex-chefe de gabinete da Secretaria de Governo e ex-candidato a prefeito de Paracambi; Carlos Correia (PDT), ex-deputado entre 1986 e 1998 e ex-vice-prefeito de São João de Meriti; José Fernando Moraes Alves foi ex-vereador e já ocupou a presidência do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro).
Foto: Luiz Gustavo Soares