Circulação dos ônibus volta gradativamente ao normal

No décimo dia de greve dos caminhoneiros, os protestos continuam em rodovias de, pelo menos, 15 estados, nesta quarta-feira (30). No Rio de Janeiro, os caminhões-tanques estão saindo da Refinaria Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, sem escolta ou comboio militar. Mesmo assim o abastecimento só deve voltar ao normal após o feriado.

Com a retomada gradativa do abastecimento de óleo diesel, as empresas começaram a normalizar o serviço de transporte público, aumentando o número de veículos nas ruas. O BRT Rio informou que está operando com 16 linhas nos três corredores. Os serviços do eixo da Av. Cesário de Melo permanecem interrompidos.

Segundo o Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas do setor, o sistema opera com 71% da frota. Em nota, o sindicato disse que espera aumentar o número de coletivos circulando ao longo do dia.

Transporte sobre trilhos

Os ramais Deodoro, Japeri, Belford Roxo, Santa Cruz e Santa Cruz operam normalmente. Em nota, a concessionária informou que as viagens das extensões Guapimirim e Vila Inhomirim voltarão a ser realizadas, de acordo com a grade horária regular, nesta quarta-feira (30/5).

Desde o último dia 25, a programação havia sido alterada por conta do racionamento de óleo diesel, combustível utilizado nas locomotivas destas linhas e que estava em falta no mercado, em decorrência da greve dos caminhoneiros. Os passageiros estão sendo informados por meio dos canais de comunicação da concessionária.

Segundo o Metrô Rio, as linhas 1, 2 e 4 operam normalmente. A circulação das linhas 1 e 2 do VLT Carioca ocorre normalmente.

Alterações no serviço de barcas

Na linha Arariboia – Praça XV – Arariboia, nesta quarta-feira (30/05), os intervalos entre as viagens no período do rush (das 6h30 às 10h e das 16h30 às 20h10) são de 20 minutos, e nos demais períodos de 30 minutos. Já amanhã (1º/06), as travessias acontecerão a cada 30 minutos. Nos dias 31/5, 2/6 e 3/6, o serviço será interrompido, com alterações nas linhas Charitas, Paquetá e Cocotá.

Suspensas restrições de entrada e circulação de veículos de carga

A Prefeitura suspendeu do dia 29 de maio até 17 de junho, as restrições de entrada e circulação de veículos de carga, devido à urgência do reabastecimento e o risco de perecimento de bens e produtos. Com isso, os veículos de carga poderão circular em quaisquer horário e dia da semana. A mudança temporária foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (29/5).

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: