Secretário atribui à maré alta transtornos causados pelas chuvas

Os cariocas enfrentaram alagamento de ruas e caos no trânsito da manhã desta segunda-feira (26/11), principalmente na Zona Sul. Ainda há previsão de chuva moderada a forte em pontos isolados para a tarde e a noite de hoje.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil do Rio, Paulo Messina, os problemas desta manhã ocorreram devido à coincidência do pico das chuvas na região com a maré alta, o que dificultou o escoamento da água. Em entrevista no Centro de Operações Rio (COR), Messina, informou ainda que os transtornos causados pelas chuvas entre o fim da noite de domingo e madrugada desta segunda-feira já tinham sido controlados, mas o problema foi agravado pelo temporal, que começou por volta das 5h na região da orla. Segundo o secretário, a chuva caiu mais forte na Zona Sul no período em que a maré estava alta e a Lagoa estava cheia. Moradores da Lagoa reclamaram que as comportas para liberar o volume de água não foram abertas, mas o secretário negou a informação.  “Não é tão simples assim de a Lagoa estar cheia, vamos abrir a comporta e jogar no mar. A Lagoa é um ecossistema. Não pode simplesmente abrir. Você tem engenheiros altamente capacitados ali. A gente pegou esse momento da chuva mais alta, mais concentrada na maré alta. Tanto é que rapidamente a cidade se recuperou. Mas as comportas foram abertas”, afirmou.

Dez sirenes de sete comunidades foram acionadas pelo Sistema de Alarme Sonoro da Prefeitura desde o fim da noite deste domingo (25/11).  As áreas de acionamento foram Barão (às 23h30), Comandante Luiz Souto (às 23h45) e Ignacio Dias (às 23h45), em Jacarepaguá; Chapéu Mangueira (às 6h15), no Leme; Babilônia (às 6h15), em Botafogo; e Cabritos (às 6h30), em Copacabana. As regiões mais afetadas são Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Zona Sul. A Defesa Civil municipal atendeu 18 chamados de vistoria. Sete deles emergenciais, por conta de deslizamentos e desabamentos.

Segundo a Prefeitura, 290 mil cadastrados no sistema de aviso por SMS receberam alerta às 23h. Para receber mensagens da Defesa Civil em tempo real, sobre a ocorrência de chuvas fortes no local onde mora, basta enviar o CEP da residência para o número 40199.

Foto: centro de Operações Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: