Chuvas provocam alagamentos e 256km de congestionamentos

As chuvas fortes que caíram no Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (26/11) deixaram a cidade em estágio de atenção. Por volta do meio-dia, o trânsito continuava complicado, com 48 quilômetros de engarrafamento. Metrô, barcas, VLT e trens operam normalmente. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura (COR), às 9h, o município registrou 256 quilômetros de congestionamento, seis vezes mais que o normal para o horário, 20 pontos de alagamento em vias da cidade com bolsões de água.

Os locais com mais acúmulo de água são Lagoa-Barra, na altura da passarela da Rocinha; Fonte da Saudade, na Lagoa; – Região da Muzema, no Itanhangá; – Curica: Rua Joviania, na altura da Rua Areca. Um jacaré foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros em um bolsão de alagamento na Barra da Tijuca. O animal foi encontrado na Avenida Ayrton Sena, na altura do número 20.000, por volta das 1h30.

De acordo com o COR, o temporal começou nas zonas Norte e Oeste e, no fim da madrugada, se deslocou para a Zona Sul e Centro, onde foram registradas pancadas fortes na Urca, Botafogo, Laranjeiras, Jardim Botânico, Tijuca, Alto da Boa Vista, Copacabana e Santa Teresa. De acordo com o sistema Alerta Rio, da Prefeitura, em Jacarepaguá e no Tanque, na Zona Oeste do Rio, choveu 76,2 milímetros, o maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas. O Corpo de Bombeiros registrou dois deslizamentos de terra na região. Também foram afetados nas últimas 24 horas os bairros do Jardim Botânico, com 64,2 milímetros; Urca, com registro de 62 milímetros, Laranjeiras, com 61,4 milímetros acumulados; e Santa Cruz, com 58,2 milímetros de chuva.

Segundo o secretário-geral da Casa Civil, Paulo Messina, foram acionadas três sirenes em Jacarepaguá (Barão, Comandante Luiz Souto e Ignácio Dias) durante a madrugada e outras duas pela manhã nas comunidades Chapéu Mangueira, Babilônia e Morro dos Cabritos.

O município de Niterói passou do estágio de atenção para o estágio de alerta, às 7h40 desta segunda-feira. As sirenes de alerta tocaram no Morro do Preventório, em Charitas. Um deslizamento de terra atingiu um ônibus que passava perto do Morro do Peixe Galo, em Jurujuba. Às 8h15m, o Túnel Charitas-Cafubá foi fechado em razão de alagamento em Charitas. Segundo a Nittrans, o melhor trajeto é o Largo da Batalha.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também alerta para a possível elevação dos rios em Niterói e São Gonçalo, onde também chove forte.

Foto: Centro de Operações Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: