Doadores de sangue ganharão passagem de ida e volta no metrô

Quem for ao Hemorio para doar sangue nesta quinta-feira (8/8) e sexta-feira (9/8) receberá passagens de ida e volta de metrô. Serão 500 cartões unitários, distribuídos no instituto por ordem de chegada, após a coleta de sangue.

A parceria do MetrôRio com o Hemorio tem como objetivo incentivar a doação, facilitando o transporte dos possíveis doadores de sangue. O instituto recebe, em média, 150 doadores por dia, enquanto o ideal, para manter os estoques de sangue em níveis seguros, seria receber cerca de 300 pessoas.

Para chegar ao Hemorio, os doadores podem descer na estação Central do metrô e utilizar o acesso D – Praça da República. O instituto fica na Rua Frei Caneca, 8, próximo ao Hospital Municipal Souza Aguiar, e funciona das 7h às 18h.

Quem pode doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também não é recomendado ingerir bebidas alcoólicas por 12 horas antes do procedimento. Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos de idade, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, aids, hepatite e doença de chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.

O Hemorio – Instituto Estadual de Hematologia, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado. O instituto funciona de segunda a segunda, incluindo nos feriados, das 7h às 18h.

Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: