Pistas esburacadas provocam desvios do BRT Transcarioca

O tráfego dos ônibus articulados teve que ser desviado em quatro pontos do corredor Transcarioca, na manhã desta quarta-feira (08/01) devido a buracos de grandes dimensões na pista na altura das estações Capitão Menezes, Curicica, Tanque e Taquara.

Por causa desses problemas, os motoristas estão saindo da calha e passando pela pista comum. Segundo o consórcio BRT Rio, o Centro de Operações Rio já foi comunicado sobre os desvios e orientadores do apoio viário da empresa estão no local para fazer a sinalização.

O consórcio explica que, ao deixar a pista exclusiva em determinados trechos, as viagens podem ter impactos que afetam diretamente os passageiros do BRT e os demais motoristas das pistas comuns. Segundo o BRT Rio, nesse tipo de situação é necessário diminuir a velocidade, o que reflete nos intervalos e no planejamento da operação. “Além disso, devido ao tamanho dos articulados e às necessidades de manobra, o tráfego na pista dos veículos de passeio e ônibus comuns pode ser afetado”, diz o consórcio em nota.

De acordo com o BRT Rio, as condições precárias das pistas, principalmente nos corredores Transoeste e Transcarioca, levaram à degradação precoce da frota e geraram impactos no dia a dia dos passageiros. “Veículos que deveriam durar 20 anos, duram apenas 5 no Rio. Buracos, desníveis, depressões afetam diretamente a operação do BRT, causando riscos de acidentes, redução da velocidade operacional, o aumento dos custos de manutenção dos veículos – que tem levado empresas à falência – e a destruição da frota, gerando inclusive superlotação em horários de pico”, concluiu a nota.

Foto: divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: