Trens chineses tirados de circulação voltam a operar na 2ª feira

Os 40 trens chineses que haviam sido retirados de circulação em novembro, por recomendação da fabricante chinesa CRRC, para reparos nas caixas de tração produzidas pela empresa alemã Voith, vão voltar a operar na próxima segunda-feira (13/01). Com a medida, os intervalos serão normalizados nas viagens de todos os ramais e em todos os períodos. A retirada de circulação das composições obrigou a SuperVia a reorganizar o planejamento operacional de vários ramais com aumento de intervalos, afetando milhares de passageiros.

Um acordo assinado entre a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) e a Supervia garantiu, na última terça-feira (07/01), a distribuição de 130.435 bilhetes aos passageiros que foram prejudicados com a redução do número composições. A medida correspondeu ao pagamento de indenização social e coletiva de R$ 600 mil, por danos morais, em razão dos problemas enfrentados na ocasião por usuários.

Segundo o Termo de Compromisso, a partir de 22 de setembro, os 70 trens do consórcio CRRC devem voltar a operar com caixas de engrenagem novas e definitivas. O acordo estabelece ainda que, durante o período em que for realizada a troca da caixa de engrenagem provisória para a definitiva – de 20 de abril a 22 de setembro de 2020 – , não pode haver retirada de mais de quatro trens de circulação, simultaneamente, para o mesmo fim. Outros trens só podem sair de circulação para o reparo com o retorno da unidade anterior.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: