Prefeitura pede recursos da Lava-Jato para ajudar rodoviários

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou que vai enviar uma proposta ao juiz federal da 9ª Vara Criminal, José Eduardo Nobre Matta, para que parte dos recursos obtidos pela Operação Lava-Jato sejam destinados a complementar a renda de operadores dos transportes públicos municipais atingidos pela crise gerada pela pandemia.

A Secretaria Municipal de Transportes concluiu nesta terça-feira (07/04) o texto, pelo qual a Prefeitura sugere pagar a cada trabalhador do segmento – motoristas e cobradores de ônibus, taxistas (permissionários e auxiliares), mototaxistas, motoristas escolares, operadores de vans, cabritinhos e veículos de fretamento – um valor complementar à renda atual. O pagamento deverá ser feito em uma única data, beneficiando 80 mil famílias. A quantia pode variar de uma ajuda de custo até o pagamento de um salário integral referente à cada categoria.

Por causa da quarentena, o número de passageiros nos transportes públicos caiu significativamente. Segundo a Prefeitura, no sistema de ônibus, a redução atingiu uma média de 70%, afetando a receita das concessionárias, que passaram a ter dificuldades em manter a operação da frota, reduzindo salários e carga horária dos motoristas. Ainda de acordo com a Prefeitura, operadores dos outros modais também enfrentam sérias adversidades por causa da redução drástica de usuários

“O doutor José Eduardo Nobre fez contato com nosso procurador geral, Marcelo Silva Marques, e informou dessa possibilidade. Estamos elaborando propostas nesta e em mais áreas da Prefeitura para que os recursos provenientes dessas operações, roubados do povo, possam voltar ao uso da população nesse momento tão diferente de tudo que nós vivemos”, disse o prefeito Crivella.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: