Uso de máscaras será obrigatório no Rio a partir desta 5ª feira
O uso de máscaras passa a ser obrigatório nas ruas, estabelecimentos comerciais e ambientes de trabalho, no Rio, a partir da próxima quinta-feira (23/04). A obrigatoriedade também vale para o transporte público ou privado de passageiros. Quem não usar as máscaras poderá ser impedido de utilizar o transporte público ou entrar nos estabelecimentos autorizados a funcionar durante a pandemia do novo coronavírus.
A determinação foi publicada em edição especial do Diário Oficial neste sábado (18/04), como medida de combate ao coronavírus.
Quem descumprir as determinações está sujeito à multa, mas os valores ainda não foram divulgados. De acordo com o texto, as secretarias municipais de Saúde, Ordem Pública e Assistência Social publicarão uma resolução conjunta para regulamentar o decreto.
Como fazer a manutenção
Cada pessoa deve possuir cinco unidades, confeccionadas, preferencialmente em tecidos de algodão, que não devem ser compartilhadas.
Cada máscara pode ser usada por até 3 horas e deve ser lavada separadamente, com água e sabão, após ficar de molho em solução de água com água sanitária ou outro desinfetante, por 20 a 30 minutos. Ela deve ser passada com ferro quente após secar, e guardada em um recipiente fechado antes do uso.
Prefeitura distribuirá máscaras
A Prefeitura vai distribuir um milhão de máscaras feitas de celulose, biodegradável e com design mais eficiente para evitar a contaminação do lado interno. As máscaras são descartáveis e podem ser usadas durante um dia. A distribuição será iniciada a partir de segunda-feira (20/04) em estações do BRT.
Foto: Divulgação