Medidas de isolamento, no Rio, são prorrogadas por mais sete dias

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou nesta terça-feira (19/05), que as medidas restritivas adotadas pelo município para o combate ao coronavírus serão estendidas por mais sete dias. A decisão, será publicada ainda nesta terça-feira, em edição extra do Diário Oficial.

Com a prorrogação do isolamento parcial nos 11 bairros da cidade, as alterações nos itinerários das linhas de ônibus continuam em vigor. Os bloqueios foram instalados nos centros comerciais, que registram altos índices de aglomeração, no Méier, Pavuna, Tijuca, Freguesia, Taquara, Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Madureira, Grajaú, Pavuna, e Cascadura, além dos calçadões de Campo Grande e Bangu. Na orla, entre as praias do Leme ao do Pontal, o Rio Rotativo foi suspenso e o estacionamento tem fiscalização 24horas de dez equipes da Seop. As vagas do trecho são permitidas apenas para residentes da região.

Os locais são isolados por grades e o acesso da população é restrito a funcionários e clientes de mercados, farmácias e agências bancárias e também não poderá haver circulação de veículos particulares de não moradores.

Segundo Crivella, as curvas de contágio estão caindo e isso reflete o resultado de ações que devem ser mantidas. “Ontem, em reunião com a Comunidade Científica, foi determinado que as medidas de contenção permanecem por mais sete dias. Nós estamos animados, porque a nossa curva de velocidade de contágio caiu para 0.039, estava 0.06 antes – lembrando que países da Europa só caíram assim com lockdown total. E nós fizemos aqui medidas ponderadas, a indústria não parou, alguns serviços e o comércio, mantidos os essenciais, não pararam. As nossas medidas, tentando preservar o máximo que podíamos da economia, mas sem colocar em risco as vidas, fizeram com que a curva de contágio fosse caindo e estivesse hoje no nível que está”, destacou Crivella.

O anúncio foi feito durante a inauguração de mais um dos 16 modernos tomógrafos comprados na China pelo município e que estão sendo instalados em unidades de saúde e pontos estratégicos da cidade para aumentar o acesso da população ao diagnóstico precoce da Covid-19.

Parques permanecem fechados

Foi prolongado também o fechamento de 12 parques naturais e do monumento do Pão de Açúcar como parte do plano de combate ao coronavírus.  A prefeitura estendeu o prazo por mais 30 dias, não permitindo o acesso até o dia 16 de junho. A decisão foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial do Rio.

Os parques que permanecem fechados são: Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha; Parque Natural Municipal do Grumari; Parque Natural Municipal da Prainha; Parque Natural Municipal Chico Mendes; Parque Natural Municipal Marapendi; Parque Natural Municipal Bosque da Barra; Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia; Parque Estadual Municipal Grajau; Parque Estadual do Chacrinha; Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos; Parque Natural Municipal da Catacumba; Parque Natural Municipal da Serra do Capoeira Grande.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: