Após denúncias, Prefeitura fiscaliza conservação dos ônibus

Agentes da Secretaria Municipal de Transportes fiscalizaram, na madrugada desta quarta-feira (14/10), as garagens das empresas Real Auto Ônibus, na Maré, e Transportes Vila Isabel, no Grajaú. A ação foi desencadeada após denúncias de passageiros, para verificar o cumprimento dos protocolos sanitários, higienização e conservação dos ônibus.

Entre as linhas reclamadas pelos usuários devido à falta de higienização e má conservação dos ônibus estão a 460 São Cristóvão x Leblon – via Túnel Rebouças e a 432 Vila Isabel x Leblon – via Túnel Santa Bárbara.

Na garagem da Real, 30 coletivos foram vistoriados. Todos tinham adesivos no piso, indicando a posição recomendada pelos órgãos de saúde para que os passageiros viagem em pé no corredor. Os fiscais também observaram que todos os motoristas estavam utilizando máscara. Ao todo, 51 multas foram aplicadas, sendo 24 por vistoria vencida, 24 por falha ou inoperância do dispositivo de acessibilidade, e três por apresentar bancos soltos e rasgados. Quanto à dedetização, todos os certificados verificados estavam em dia. Ao todo, 24 veículos que estavam com a vistoria vencida e com equipamentos de acessibilidade inoperantes foram lacrados para que sejam submetidos à inspeção e à manutenção necessárias antes de retornarem às ruas.

Na Transportes Vila Isabel, os protocolos sanitários, como os adesivos no piso e o uso de máscara pelos motoristas, também estavam dentro do padrão nos 20 ônibus inspecionados. Os agentes fizeram 27 autuações, sendo 20 por falta de certificado de dedetização, cinco por falta de selo de vistoria e duas por inoperância do equipamento de acessibilidade. Sete veículos foram lacrados.

“Continuaremos atentos às denúncias, que podem ser enviadas diretamente à secretaria, pelo canal SMTR com VOCÊ”, ressaltou o secretário municipal de Transportes, Paulo Jobim. O número do Whatsapp para envio de mensagens com sugestões e críticas sobre os serviços de ônibus é o 98909-3717.

De acordo com a Resolução Conjunta entre as secretarias municipais de Saúde e de Transportes, publicada no Diário Oficial de 25 de junho, é de responsabilidade dos operadores realizar a higienização e a desinfecção diária dos veículos, mantendo as superfícies de maior contato sempre limpas, a fim de preservar a saúde dos passageiros e dos próprios motoristas, especialmente neste momento de retomada das atividades na cidade.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: