Tiros afetam circulação de trens 2 vezes este ano e 36 vezes em 2020

Uma troca de tiros na região da estação Manguinhos afetou a circulação de trens nesta segunda-feira (11/01). De acordo com a Supervia, os intervalos entre as viagens tiveram que ser reprogramados no Ramal Saracuruna. A operação foi normalizada por volta do meio-dia.

Este foi o segundo caso em 2021 de alteração do serviço ocasionada por tiroteio nas proximidades do sistema. Na semana passada, a circulação da extensão Inhomirim, no ramal Saracuruna, foi suspensa por três horas por problemas de segurança pública.

Em 2020, a Supervia registrou 36 casos de tiroteios nas imediações da linha férrea que interromperam um ou mais ramais por um total de 40 horas e 24 minutos. O mais afetado no ano passado foi o ramal Saracuruna, com 24 interrupções.

O caso mais recente foi em 21 de dezembro, quando um confronto nas imediações da Estação Costa Barros parou os trens por uma hora em todo o Ramal Belford Roxo. “Os trilhos passam por diversas regiões conflagradas, áreas de risco, que precisam de policiamento especializado e ostensivo, o que só pode ser garantido pelo poder público, como prevê o próprio contato de concessão”, afirmou o presidente da Supervia, Antonio Carlos.

Em outubro, bandidos em fuga de uma operação da Polícia Militar no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, sequestraram um trem de serviço da Supervia.

Pelo menos 10 homens armados renderam dois maquinistas na Estação Triagem e os obrigaram a seguir viagem até a Mangueira, cerca de 1,5 km adiante. Depois do sequestro, funcionários precisaram de atendimento psicológico, mas ninguém teve ferimentos.

Em casos de tiroteios, os trens podem aguardar ordem de circulação em estações seguras, ou a circulação do ramal pode ser parcial ou totalmente suspensa.

Quando o tiroteio cessa, a concessionária realiza vistorias em cabos da rede aérea para garantir a retomada da operação. Às vezes, os cabos são danificados pelos disparos, atrasando ainda mais a normalização da circulação.

PM atua em toda a malha ferroviária

Em nota, a Secretaria Estadual de Polícia Militar informou que o Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) atua em toda malha ferroviária fluminense em seus mais de 270 quilômetros.

“Somente o GPFer deteve 161 pessoas e apreendeu 12 armas de fogo e 15 simulacros de arma ao longo de 2020 em sua área de atuação”, destacou.

A nota cita que a área de policiamento é composta por mais de 100 estações de passageiros distribuídas em 12 municípios do RJ.

“Ao longo desta extensão, 17 batalhões de área patrulham o perímetro externo, assim como o entorno das estações”, explicou.

“A linha férrea também apresenta trechos em áreas consideradas conflagradas. Os tiroteios citados são consequência da ação de grupos criminosos, e há ainda as situações em que estes criminosos fazem disparos de arma de fogo de maneira inconsequente contra nossos policiais no cumprimento de seus deveres constitucionais”, conclui.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: