PMs são presos por explorar transporte irregular em Mesquita

O Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ), em parceria com a Polícia Civil, deflagrou nesta terça-feira (1º/06) a operação Direção Perigosa, que prendeu milicianos liderados pelo PM Márcio Lima da Cunha, conhecido como “Zebu”. Ele cumpre pena por homicídio desde 2018, mas recebia o dinheiro arrecadado pelo grupo criminoso dentro do Batalhão Prisional da Polícia Militar (BEP).

Os milicianos controlavam três cooperativas de transporte alternativo nos bairros da Jacutinga, Santo Elias e Vila Emil, em Mesquita. Os motoristas eram obrigados a pagar taxas para poder circular livremente. Quem não pagasse era multado por policiais militares que faziam parte da milícia.

De acordo com as investigações oito PMs integrantes ou relacionados com o 20º BPM (Mesquita) estavam envolvidos no esquema, incluindo dois policiais do 6º BPM (Tijuca), que se deslocavam até o município executar as ordens de Zebu, e um PM do 21º BPM (São João de Meriti). Além desses, foram presos três gerentes da cooperativa e um homem que recolhia a propina. “O destino do dinheiro era o Zebu, que recebia o montante na cadeia”, informa a promotora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPRJ, Mariana Segadas. Era a mulher de Zebu que entregava o dinheiro ao marido dentro do BEP, em Niterói. Ela também foi presa nesta terça-feira.

Além dos 13 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão, foi determinada ainda pelo Juízo da Auditoria Militar a suspensão do exercício da função pelos PMs denunciados. As investigações partiram de denúncia.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: