Centro de Operações Rio contará com mais 10 mil câmeras

O Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova, passará por obras de expansão e modernização, no segundo semestre deste ano. O espaço será ampliado em 1.400 metros quadrados – o que representa um aumento de cerca de 50% em relação à área total construída atualmente. O projeto também prevê a instalação de 10 mil novas câmeras, cinco mil pontos de wi-fi e cerca de nove mil sensores georreferenciados. Também serão implantadas outras tecnologias como quatro mil sensores de resíduos sólidos em bueiros e seis mil sensores de sinais de trânsito, que vão melhorar o fluxo do tráfego.

A conclusão das obras está prevista para março de 2022, segundo a Prefeitura, incluindo as etapas das obras, da compra, instalação e configuração de novos equipamentos, testes de usabilidade e ajustes finos.

Segundo o chefe executivo do COR, Bruno Ramos, das 10 mil câmeras, cerca de 40% terão tecnologia de reconhecimento facial e a população vai contar com cinco mil pontos gratuitos de wi-fi. Bruno Ramos explica que esses pontos vão trabalhar com sensores IoT capazes de gerar dados que serão tratados por uma equipe técnica para transformá-los em serviço para o cidadão. “Estamos elevando o COR a um novo patamar de serviços tecnológicos, retomando o protagonismo do Rio entre as cidades mais inteligentes do país. Nossa meta é utilizar toda essa tecnologia para tornar a operação cada vez mais preditiva e menos reativa, antevendo situações de crise e melhorando a pronta resposta a ocorrências”, explica Ramos.

O projeto é um dos resultados da Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública do Rio – o programa Luz Maravilha, por meio da Rioluz e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e será custeado 100% pela PPP.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: