Carro invade pista do BRT e provoca acidente no Recreio

Um carro de passeio fez uma conversão proibida próximo à estação Guiomar Novaes, no Recreio dos Bandeirantes, e acabou provocando um acidente com um BRT por volta das 19h desta quinta-feira (24/06). Com o impacto da colisão, o mesmo veículo voltou para a pista e atingiu outros dois carros. O motorista que fez a conversão proibida teve ferimentos leves e foi levado ao Hospital Lourenço Jorge.

De acordo com a equipe de Intervenção do BRT, desde janeiro foram mais de 60 acidentes com articulados provocados por motoristas que insistem em retornos improvisados (conversão proibida), em vez de usarem as pistas laterais e respeitarem os sinais de trânsito.

Os trechos onde são registradas mais infrações são do Terminal Alvorada até o Pontal e em todo o corredor Transcarioca.

Riscos da conversão proibida

Além do risco à vida das pessoas, os constantes acidentes impactam no planejamento e nos intervalos entre os serviços, afetando a operação com desvios, por exemplo. “Nessas situações os articulados são obrigados a circular momentaneamente fora da sua pista, o que acarreta a diminuição da velocidade e a dependência do fluxo do tráfego fora da calha”, diz a nota do BRT.

Uma batida “leve” pode tirar um articulado por um dia da operação. Se o acidente for mais grave, esse tempo aumenta para cerca de uma semana.

O BRT Rio faz campanhas permanentes em suas redes sociais alertando para os perigos da invasão à pista exclusiva e da conversão proibida, e reitera a conscientização necessária por parte de todos – motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para evitar esse tipo de acidente.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: