Ipem lança selo ‘ande de táxi legal’ para combater piratas

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) lança na próxima sexta-feira (2/07), às 9h, o novo selo de segurança “Ande de Táxi Legal” que será utilizado nos 33 mil táxis que rodam atualmente no estado. Destes, 30 mil circulam na cidade do Rio. A finalidade do selo é dificultar cada vez mais a ação de taxistas piratas.

De acordo com Rogério Berruezo, diretor técnico do órgão, o novo selo terá sete itens de segurança para evitar possíveis fraudes, e sua identificação só poderá ser feita por fiscais da Diretoria de Táxis do Ipem/RJ, que utilizarão equipamentos com luz ultra-violeta para realizar a leitura do código de barras e demais lacres de segurança impressos no selo.

“O novo selo será afixado do lado direito do para-brisa dianteiro do veículo, facilitando a identificação por parte do usuário de que se trata de um veículo legalizado. Com esse selo, tenho certeza de que será quase impossível algum tipo de fraude, já que ele também se desfaz caso haja a tentativa de ser retirado do local onde foi colado”, garantiu Rogerio.

Para impedir que veículos circulem ilegalmente ou com uma dupla autorização, o Ipem passará a se basear em um cadastro único com todos os dados dos proprietários dos veículos, que serão fornecidos pelas prefeituras.

A cerimônia de lançamento será na sede do Ipem/RJ, na Rua Padre Manoel da Nóbrega, 539, em Piedade, com a presença do governador Cláudio Castro, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado André Ceciliano e o presidente da Comissão de Transportes da Alerj, deputado Dionísio Lins.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: