Motorista de carro de passeio provoca acidente no BRT Barra

O motorista de um veículo de passeio provocou um acidente com um BRT após fazer uma conversão proibida próximo à estação Pontões/Barra Sul, no corredor Transoeste, sentido Alvorada, no início da noite desta terça-feira (29/06). Com o impacto, o veículo acabou se chocando com outro na pista. Não houve feridos. Depois do acidente, o motorista que causou as colisões deixou o local sem esperar a chegada da polícia.

Desde janeiro, já foram mais de 60 acidentes com articulados provocados por motoristas que insistem em retornos improvisados, em vez de usarem as pistas laterais e respeitarem os sinais de trânsito. Os trechos onde são registrados mais infrações são do Terminal Alvorada até o Pontal e em todo o corredor Transcarioca.

Na última quinta-feira (24/06) outro BRT foi tirado de operação por causa da conversão proibida de um carro de passeio.

Consequências da imprudência

Além do risco à vida das pessoas, os constantes acidentes impactam no planejamento e nos intervalos entre os serviços, afetando a operação com desvios, por exemplo. Nessas situações os articulados são obrigados a circular momentaneamente fora da sua pista, o que acarreta a diminuição da velocidade e a dependência do fluxo do tráfego fora da calha.

Uma batida “leve” pode deixar um articulado sem circular por um dia. Se o acidente for mais grave, esse tempo aumenta para cerca de uma semana.

O BRT Rio faz campanhas permanentes em suas redes sociais alertando para os perigos da invasão à pista exclusiva e da conversão proibida, e reitera a conscientização necessária por parte de todos – motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres –  para evitar esse tipo de acidente.

Foto: Divulgação/BRT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: