Selo de segurança nos táxis evita a ação de veículos piratas

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio (Ipem/RJ) lançou nesta sexta-feira (02/07) o selo de segurança “Ande de Táxi Legal”, que tem o objetivo de dificultar a ação de veículos piratas. O selo será fixado nos 33 mil táxis que circulam no estado, sendo que destes, 30 mil prestam serviço na cidade do Rio.

“Começamos hoje aqui no Rio de Janeiro a identificação com esse selo dos táxis que estão legalizados. A próxima etapa é começar esse trabalho em todos os municípios com as equipes itinerantes”, acrescenta, o presidente do órgão, Kenedy Martins.

Ele disse que o “Ande de Táxi Legal” trará maior tranquilidade ao usuário. Ao final da distribuição dos selos, que deve durar cerca de dois meses, o passageiro poderá denunciar veículos piratas. Ao embarcar deve-se observar se o taxista possui o selo. Caso não tenha, o passageiro deve ligar para a ouvidoria do Ipem pelo 0800 282 3040, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h ou enviar e- mail para ouvidoria@ipem.rj.gov.br.

O órgão informou ainda que para impedir que veículos circulem ilegalmente ou com uma dupla autorização, passará a se basear em um cadastro único com todos os dados dos proprietários dos táxis, que serão fornecidos pelas prefeituras.

Selo de segurança dos táxis

O presidente da Comissão de Transportes da Alerj, deputado Dionísio Lins, explicou que o selo terá sete itens de segurança para evitar possíveis fraudes, e sua identificação só poderá ser feita por fiscais da Diretoria de Táxis do Ipem/RJ, que utilizarão equipamentos com luz ultravioleta para realizar a leitura do código de barras e demais lacres de segurança impressos no selo.

“O selo será afixado do lado direito do para-brisa dianteiro do veículo, facilitando a identificação por parte do usuário de que se trata de um veículo legalizado, e caso haja tentativa de ser retirado do local, ele irá se desfazer, pois é todo licitado justamente para evitar essa possibilidade – disse.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: