Prefeitura vai instalar 2 mil luminárias de LED na Linha Vermelha

A Prefeitura começou a instalação de lâmpadas de LED nos 21 quilômetros de extensão da Linha Vermelha. A via expressa, que atravessa três municípios e cruza 14 bairros, sofre com constantes roubos de cabo, ficando às escuras. Até o fim do ano serão trocados cerca de duas mil lâmpadas e 36 mil metros de cabo.

Nesta primeira etapa, os serviços serão realizados em um trecho de seis quilômetros entre a saída do Túnel Rebouças, no Elevado Paulo de Frontin, e o Campo de São Cristóvão.

A iniciativa faz parte do Programa Luz Maravilha, parceria público-privada de iluminação pública da cidade. “Estamos cumprindo um dos critérios iniciais do Luz Maravilha, que é iluminar as regiões de maior insegurança da cidade. A Linha Vermelha passa por quase 20 comunidades carentes. Esperamos que com a via iluminada possamos gerar mais segurança, tanto para os motoristas quanto para os moradores – explicou a secretária de Infraestrutura, Kátia Souza.

O programa Luz Maravilha já pode ser visto em todas as regiões da cidade, sendo quase a metade dessas instalações de LED em comunidades cariocas. A Rocinha, maior favela da América Latina, já está 70% iluminada com a nova tecnologia. Até o final de 2022, toda a cidade estará mais iluminada com 450 mil luminárias de LED. Esta transformação vai gerar uma economia de cerca de 60% para o município.

Outro objetivo do programa é modernizar e tornar mais eficiente todo o sistema de iluminação pública da cidade. O programa contempla também a modernização de todos os postes da Rioluz, que somam 15% dos postes existentes no município.

Interdições parciais

Até o dia 16/08, a CET-Rio fará interdições parciais nos Elevados Rufino Pizarro e Engenheiro Freyssinet para serviços de iluminação pública, com exceção de sextas-feiras e sábados, das 21h30 às 5h. Será necessário interditar uma faixa (lado esquerdo), em ambos os sentidos dos elevados. As interdições serão itinerantes e em trechos menores que 300 metros.

Os desvios serão realizados na própria pista, no trecho com estreitamento.

As intervenções contarão com a participação de operadores de tráfego da CET-Rio que vão trabalhar para manter a fluidez, efetuar os bloqueios e orientar os motoristas durante os procedimentos. Sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: