Calotes e vandalismo marcam a volta das praias neste domingo
Neste domingo (22/08) de sol forte, com praias lotadas, em plena pandemia, a volta para casa no transporte público foi marcada pela ação dos caloteiros nas estações do BRT Nova Barra, Guiomar Novaes e Gilka Machado, no Recreio dos Bandeirantes. Uma grade foi derrubada por passageiros que tentaram invadir o Terminal Recreio sem pagar a passagem.
Em Copacabana, vândalos quebraram pontos de ônibus e apedrejaram vários coletivos. Houve confusão no embarque. Segundo o Rio Ônibus, Sindicato das Empresas do setor, mais de 30 coletivos foram quebrados, e recolhidos para a garagem, ficando, pelo menos, dois dias fora de circulação, causando ainda um prejuízo de cerca de R$ 100 mil para os empresários.
No BRT, houve reforço no patrulhamento das estações com equipes do programa BRT Seguro. Agentes da Guarda Municipal e Polícia Militar atuaram com rondas móveis nas vias exclusivas e efetivo fixo no terminal Alvorada. “Os calotes representam 20 a 25% do carregamento diário dos articulados, que transportam cerca de 180 mil passageiros por dia”, diz a nota do BRT.
Foto: Divulgação