Aplicativo vai registrar casos de criminalidade nos ônibus

As empresas de ônibus do Rio vão usar o Sistema de Acompanhamento de Frota em Emergência (SAFE) para registrar casos de assaltos, vandalismo e incêndios de coletivos. A cada ocorrência, as companhias vitimadas reportarão ao programa as informações, que serão compartilhadas com as autoridades de Segurança.

O aplicativo on-line tem a capacidade de armazenamento de dados referentes aos crimes. A partir do georreferenciamento dos pontos mais críticos, as forças policiais terão maior subsídio para investigações e patrulhamento.

O porta-voz do Rio Ônibus, Paulo Valente destaca que a meta é atrair maior atenção por parte do Estado para a proteção de passageiros e rodoviários. A ferramenta vai auxiliar as instituições de Segurança Pública no combate à criminalidade com dados estatísticos, contribuindo para reduzir as ações dos bandidos.

“Para que haja maior potencial nos pedidos de policiamento é fundamental que as manchas criminais da cidade sejam fidedignas à realidade. Muitas vezes as vítimas de assaltos não registram as ocorrências, criando uma falsa imagem de tranquilidade em diversas regiões. Por isso estamos aderindo ao SAFE”, explica Paulo Valente, porta-voz do Rio Ônibus.

A plataforma eletrônica foi desenvolvida pela Fetranspor e testada com sucesso em outras regiões do estado. Nesta quinta-feira (02/09), o produto foi apresentado pela equipe técnica da Federação aos representantes das empresas cariocas, que já estão aptas a reportar informações digitalmente.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: