BRT Rosa tem espaço exclusivo para mulheres nos ônibus

O BRT Rosa – ônibus com espaços exclusivos para as mulheres – começou a circular na manhã desta segunda-feira (25/10), na estação Cesarão III. O projeto-piloto foi iniciado pela linha 17 (Campo Grande x Santa Cruz – Parador), que roda na Avenida Cesário de Melo, no corredor Transoeste, em ônibus padron.

São 14 veículos com porta exclusiva para o embarque de mulheres e crianças de até 12 anos nos dias úteis, das 05h às 08h e das 16h às 19h. Tanto a entrada quanto os espaços internos na parte traseira dos ônibus receberam adesivos com informações sobre a área exclusiva.

O programa conta com a parceria da Secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal, da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher e da Subprefeitura da Zona Oeste.

As equipes serão mistas, formadas por guardas masculinos e femininos, que irão atuar no horário de exclusividade de espaço para as mulheres, saindo da estação Santa Cruz e do Terminal Campo Grande. O BRT Rio vai trabalhar na organização das filas de embarque e desembarque e também em campanhas educativas. O projeto recebeu o apoio da iniciativa privada, com a doação dos adesivos dos ônibus feita pela Michelin. O BRT Rio sinalizou as estações.

A implementação do BRT Rosa se dará por fases. O projeto foi elaborado em cumprimento ao decreto publicado em 1º de janeiro de 2021, que estabeleceu um plano de ações a serem executadas pela Prefeitura.              

“Esta é uma conquista importante para garantir uma cidade segura às mulheres. O BRT Rosa é uma das ações para o enfrentamento ao assédio no transporte público e, além disso, faremos campanhas contínuas de sensibilização da sociedade e formação dos profissionais que trabalham nos transportes públicos – disse a secretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.

Reabertura de estações

Nesse domingo (24/10), a estação 31 de Outubro foi reaberta e a Cesarão III voltou a funcionar nesta segunda-feira. Ambas foram totalmente reformadas e são as últimas que faltavam na região, somando 31 estações entregues à população durante a Intervenção. Outras 10 estações deverão ficar prontas ainda este mês e as cinco restantes, até novembro. No início da intervenção da Prefeitura no BRT, 46 estações estavam fechadas.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.