GNV: Atenção na hora da instalação do kit gás tem de ser redobrada

Com os preços da gasolina, do álcool e do diesel sendo reajustados constantemente, houve um aumento de 70% na procura por pela instalação de cilindros de Gás Natural Veicular (GNV) no Rio só no primeiro semestre deste ano. A opção é mais econômica: Para cada real gasto com GNV no Rio, o motorista roda duas vezes e meia mais do que com gasolina ou etanol. Os números são da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) em comparação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, os proprietários de veículos ainda têm muitas dúvidas a respeito da segurança desse combustível, uma vez  que, se o kit gás não for instalado corretamente, podem ocorreram explosões na hora do abastecimento.

Para esclarecer essas questões, a presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal do Rio, vereadora Vera Lins (Progressista), orienta aos consumidores para que na hora da instalação do kit-gás, observem se a empresa escolhida possui o registro de certificação do Inmetro, que precisa ficar em local de fácil visualização. Caso esse documento não seja visível, o consumidor deve pedir ao proprietário para ver o certificado. Ele precisa também ficar atento às peças que compõem o kit, como cilindros, suporte do cilindro, válvulas de segurança e abastecimento e redutor de pressão, já que todos devem estar também certificados pelo Inmetro.

Além de todos esses cuidados, é importante que os consumidores realizem o reteste do cilindro a cada 5 anos ou quando o veículo tiver se envolvido em algum tipo de acidente por menor que seja. Para isso, o proprietário deve procurar um organismo de Inspeção (OI) para verificar se tudo está dentro das normas exigidas e, em seguida, pegar o certificado para realizar a vistoria anual junto ao Detran. “No caso de alguma dúvida, o motorista deve ligar para os órgãos de defesa do consumidor e para o Inmetro”, explicou a parlamentar.

O consumidor que quiser reclamar ou denunciar irregularidades pode fazê-lo através do Facebook, https://m.facebook.com/ComissaoMunicioalDeDefesaDoConsumidorRJ e registrar sua reclamação.

Também pode encaminhá-la pelo e-mail consumidor@camara.rj.gov.br, e postá-la no site www.camara.rj.gov.br clicando no “reclame aqui” do link da Defesa do Consumidor, ou pelo telefone 0800 285 2121.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: