Câmara do Rio discute soluções para a volta do Bilhete Universitário

A secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, disse, em reunião na Câmara do Rio, que só depois do início da bilhetagem eletrônica, ainda em fase de licitação, será possível a volta do Bilhete Único Universitário. O encontro foi realizado, nesta segunda-feira (22/11), para discutir alternativas para a volta do benefício, com a participação da Prefeitura do Rio, Ministério Público estadual, alunos e gestores de universidades.

O passe livre para universitários no transporte está suspenso desde março de 2020, quando foram decretadas medidas restritivas por conta da pandemia. Mesmo com a determinação judicial para o retorno às aulas presenciais nas universidades públicas e particulares do município, o pagamento do auxílio continua não ocorrendo. O principal impasse alegado pela Prefeitura é que não há segurança jurídica para que seja feito o repasse de recurso, devido à falta de informações consistentes das empresas de ônibus.

Para a secretária municipal de Transportes, as informações recebidas pela Rio Ônibus – Sindicato das empresas de Ônibus – sobre o pagamento do Bilhete Único e o saldo remanescente são insuficientes. Segundo a secretária, a falta de precisão desses valores, poderia gerar a responsabilização dos gestores da Prefeitura por improbidade administrativa. 

“Os dados enviados são muito limitados e não há possibilidade de auditar. E mesmo as informações recebidas são inconsistentes entre si. Outra questão é o que acontece com o saldo remanescente, as passagens não utilizadas por esses universitários, a gente não sabe para onde vai esses recursos. Já mandamos inúmeros ofícios para Fetranspor e RioCard para saber a destinação destes valores e nos foi negada esta informação”, conta Maína.

O vogal da Comissão, vereador Tarcísio Motta (PSOL), acredita que é preciso pensar uma alternativa que garanta o auxílio aos universitários e sugere uma reunião, o mais breve possível, entre o Ministério Público e a Procuradoria do Município para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta.

“A Prefeitura tem que cumprir o direito dos estudantes e não pode ser responsabilizada por cumprir esse direito. E aí o Ministério Público entra, definido sobre os elementos que garantam segurança jurídica para a Prefeitura repassar o dinheiro às empresas de ônibus nesses seis meses até que o Sistema de Bilhetagem Eletrônica seja finalmente de fácil acesso da transparência dos dados”, conclui o parlamentar.

O titular da 3a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação, Rogério Pacheco, lembra que já foram iniciadas conversas com a Secretaria de Transportes, sugerindo que as universidades atuem como intermediárias, repassando diretamente para a pasta os dados sobre os estudantes que fazem jus ao benefício. O promotor público reforça ainda que, apesar de ser uma preocupação válida, a questão da probidade não deve inviabilizar o pagamento do auxílio.

“São duas preocupações: de um lado a questão da probidade, de outro garantir o direito dos estudantes. São valores que podem ser compatibilizados, pois há formas de fazer com que esses pagamentos sejam confiáveis”, garante o promotor.

Enquanto a situação não se resolve, os estudantes relatam as dificuldades de conseguir frequentar as aulas sem o Bilhete Único Universitário. Só na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), são 28 mil alunos que dependem do auxílio para continuar a estudar.

“As universidades já estão voltando às aulas, e os alunos vão ter que pagar essa passagem, porém muitos não têm como, isso vai contribuir com a evasão. Além disso, tem estagiários que recebem bolsas de estágio de valor muito baixo, se precisar pagar a passagem, vai estar pagando para trabalhar. A gente está falando da precarização do trabalho também”, conta Gustavo Cunha, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Com informações da Câmara Rio

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: