Ramais Deodoro/Santa Cruz e Japeri têm atrasos nesta 2ª feira

Na manhã desta segunda-feira (6/12), trens dos ramais Deodoro/Santa Cruz e Japeri apresentam atrasos. As composições aguardam ordem de circulação no trecho entre Madureira e Marechal Hermes, por medida de segurança, devido a furto de cabos registrado na região de Madureira. Segundo a Supervia, o sistema de sinalização foi afetado, técnicos atuam nos reparos para normalizar a circulação no menor tempo possível.

A concessionária colocou trens extras nesses ramais para auxiliar no transporte dos passageiros que seguem no sentido Centro do Rio. Até este momento, já houve partidas extras das estações Nilópolis e Comendador Soares (ramal Japeri) e Bangu (ramal Santa Cruz).

Os clientes estão sendo informados pelos canais de comunicação da concessionária. Os demais ramais operam normalmente.

Balanço de furtos

De janeiro a novembro deste ano houve 759 casos de furtos de cabos. Mais que o dobro do ano passado, quando foram registradas 355 ocorrências. Com um total de 32.293 metros de cabos levados por criminosos, o quantitativo de materiais furtados já é quatro vezes maior que o total substituído pela SuperVia em 2020 após os roubos, quando 7.474 metros de cabos foram retirados do sistema.

Em nota, a empresa informou que para mitigar ações deste tipo tem feito ajustes na instalação dos cabos que apresentam custos três vezes maior para a concessionária que o modelo tradicional. Além disso, a concessionária aderiu ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) por meio do qual policiais atuam nas áreas mais sensíveis apoiando as forças de segurança do Estado. “De acordo com o contrato de concessão, a segurança pública dentro do sistema ferroviário é de responsabilidade do poder concedente, que é o Governo do Estado do Rio de Janeiro”, concluiu.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: