Confira o esquema especial de transportes para o Réveillon

A partir das 20h da véspera de Ano Novo, cerca de 20 linhas de ônibus mudarão o trajeto. As alterações acontecerão, principalmente, nos coletivos que circulam por Copacabana, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Nesses bairros serão instalados pontos de bloqueio, com o objetivo de reduzir a aglomeração nos dez pontos de queima de fogos no Réveillon.

De acordo com o plano de controle de acesso e circulação para o tráfego no Ano Novo, divulgado, nesta quinta-feira (23/12) pela Prefeitura, os transportes ficarão restritos em algumas regiões, para desestimular o deslocamento, e não haverá reforço da frota de ônibus. O estacionamento na orla será proibido a partir do dia 30 e a entrada de ônibus fretados será barrada.

Metrô vai parar mais cedo

O metrô também fechará mais cedo: às 20h, e só volta às 7h do dia 1º. Todas as estações de metrô das linhas 1, 2 e 3 ficarão fechadas a partir das 20h do dia 31. Ao longo de todo o dia de véspera do Réveillon, as transferências entre as linhas 1 e 2 serão feitas nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo e Central). No dia 1° e no dia 2, o metrô funcionará das 7h às 23h. Nos dois dias, a transferência será na estação Estácio. As linhas ônibus do Metrô na Superfície vão operar das 5h às 19h no dia 31, e das 7h às 22h30 nos dias 1° e 2.

Confira as alterações nas linhas de ônibus

Copacabana

Linhas de ônibus com destino a Copacabana irão interromper o itinerário em Botafogo, e retornarão pelas ruas São Clemente, Real Grandeza e Voluntários da Pátria. São elas:

415 (Muda/Usina)

455 (Méier)

457 (Abolição)

472 (Triagem)

474 (Jacaré)

483 (Penha)

485 (Penha)

Troncal 1 (Central)

Troncal 4 (Rodoviária)

Linhas com destino a outros bairros, mas que passam por Copacabana, serão desviadas pela Lagoa Rodrigo de Freitas. São elas:

426 (Usina – Jardim de Alah)

432 (Vila Isabel – Gávea)

Troncal 6 (Rodoviária – Jardim de Alah)

Linhas de Ipanema com destino a Copacabana irão retornar pelas ruas Visconde de Pirajá, Bulhões de Carvalho e Avenida Rainha Elizabeth, seguindo pela Rua Prudente de Morais. São elas:

539 (Ipanema – Rocinha (via Estrada da Gávea)

557 (Ipanema – Rio das Pedras)

Integrada 2 (Ipanema – Alvorada [Avenida Lúcio Costa])

Integrada 6 (Ipanema – Cidade de Deus [via Itanhangá])

Integrada 8 (Ipanema – Recreio [via Lagoa-Barra/Av. das Américas])

Integrada 9 (Ipanema – Piabas [via Av. Niemeyer/Av. Benvindo de Novaes])

Barra da Tijuca

Todas as linhas que circulam pela Avenida Lúcio Costa — nos dois sentidos — serão desviadas para a Avenida das Américas.

Recreio dos Bandeirantes

Todas as linhas que circulam pela Avenida Lúcio Costa seguirão pela Avenida Guiomar Novaes para, então, acessar a Avenida das Américas.

Outras regiões

As outras regiões com previsão de queima de fogos não terão nenhuma operação especial de fechamento das vias. Portanto, não serão necessárias alterações no itinerário dos ônibus.

Estacionamento em Copa ficará proibido na antevéspera do Réveillon

A partir das 19h do dia 31, carros não poderão circular por Copacabana, exceto veículo de moradores – uso pessoal – ou táxis com passageiros que comprovem trabalho, hospedagem ou residência no bairro. A partir das 22h, todo o bairro será fechado, mesmo para os carros. Haverá 28 pontos de bloqueio, que permitirão a entrada em Copacabana apenas para moradores, trabalhadores e hóspedes.

Motoristas e visitantes que circulam de carro pela cidade precisam ter atenção: estacionar em Copacabana estará proibido a partir das 18h do dia 30. Serão 1.900 vagas suprimidas. Segundo a prefeitura, 87 reboques trabalharão contra o estacionamento irregular.

Ônibus fretados proibidos

A partir da meia noite do dia 30, estará proibida a entrada de ônibus fretados na cidade. Blitzes de guardas municipais e agentes da CET-Rio farão bloqueios no Trevo das Missões, em Cordovil; Trevo das Margaridas, em Iraja e Av. Brasil com Rodovia Rio-Santos, em Santa Cruz.

Foto Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: