Operação apreende 200 quilos de cobre em ferro-velho

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) apreendeu, na manhã desta sexta-feira (04/02), cerca de 200 quilos de cobre durante operação de combate a irregularidades em ferro-velho na Rua Augusto e Sousa, no Engenho da Rainha.

Durante a fiscalização, outras irregularidades foram constatadas, como a ocupação ilegal do espaço público por depósitos, banheiros e uma câmara frigorífica. Três carcaças de veículos que estavam em via pública foram removidas. Além disso, foram constatados pontos de furtos de água e energia elétrica por funcionários da Cedae/Águas do Rio e Light. O responsável pelo estabelecimento foi conduzido para a 21ª DP (Higienópolis) para explicar a origem dos materiais apreendidos.

As ações para coibir ilegalidades em ferros-velhos foram intensificadas pela Seop com o objetivo de evitar furtos e receptação de itens, como cabos e fios de concessionárias de serviços públicos, além de verificar irregularidades nos alvarás de funcionamento e denúncias de ligações clandestinas de energia elétrica e água.

“No ano passado, tivemos mais de 200 casos de furtos de fios em sinais de trânsito na Zona Norte, que correspondem a 50% dos furtos deste tipo na cidade inteira. Isso dá um prejuízo estimado em mais de R$ 100 mil por mês. Quando achamos um estabelecimento com mais de 200 quilos de cobre é uma operação de sucesso. Essa ação vai beneficiar a CET-Rio, a Subprefeitura e a cidade como um todo. Vamos continuar agindo, tanto com inteligência quanto com reparo na ponta para que possamos sanar esse problema de uma vez por todas”, destacou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, que acompanhou a operação.

Planejada pela Subsecretaria de Operações da Seop, ação contou com apoio de órgãos vinculados, como as coordenadorias de Controle Urbano (CCU) e de Licenciamento e Fiscalização (CLF), Gerência de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (GFER) e Guarda Municipal, além do apoio da Comlurb.

Desde junho de 2021, quando as ações nesses estabelecimentos foram intensificadas, 52 ferros-velhos foram fiscalizados na cidade, resultando na aplicação de 16 multas por irregularidades constatadas e 12 interdições. Ao todo, 71 ligações clandestinas de energia elétrica e 56 de água foram removidas pelas equipes durante as operações.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: