Supervia promete reduzir intervalos com nova grade de horários
A partir desta segunda-feira (07/03), a Supervia vai utilizar um novo planejamento para a operação dos trens. De acordo com a empresa, os novos horários vão aumentar o número de viagens e diminuir o tempo de espera nas estações. Serão 42 viagens a mais nos dias úteis, com um aumento de 100.800 lugares oferecidos aos passageiros.
A operação nos fins de semana e feriados também será alterada. A partir do próximo sábado (12/3), haverá redução nos intervalos dos ramais Japeri e Santa Cruz (interligado ao Deodoro) com o aumento de 36 viagens, totalizando 86.400 novos lugares.
Já aos domingos e feriados, as mudanças ocorrerão no ramal Saracuruna, com a diminuição de dez minutos nos intervalos e acréscimo de oito viagens, ampliando em 19.200 a oferta de lugares em relação ao que é atualmente praticado.
De acordo com a concessionária, o novo planejamento foi elaborado com base no monitoramento diário da operação e nas sugestões dos próprios clientes e com foco na melhoria do tempo de percurso das viagens e na redução de intervalos entre os trens.
Passageiros continuam a reprovar o serviço
No primeiro dia da mudança da grade, os passageiros continuam a se queixar nas redes sociais dos atrasos, estações e composições lotados. “Hoje dia 07/03/22 a Supervia mudou a grade de horário, dizendo que diminuiria o intervalo. Mas na prática só piorou… o trem do ramal Santa Cruz sentido central que passava as 7h20 foi passar agora as 7h40. Como isso produção?”, criticou um internauta.
Em outra postagem, um internauta reclamava: “Estação Nova Iguaçu hoje simplesmente lotada, isso por que hoje está valendo a nova grande de horários rsrsrsrsrs”, ironizou.
“Esperei pelo 07 de março acreditando na propaganda enganosa da redução de intervalos. Aguardei 25 minutos na estação de um trem pra outro, na esperança de conseguir embarcar com mínimo de dignidade. E pasmem: Veio lotado”, reclama.
A Agência Reguladora dos Transportes Concedidos (Agetransp) monitorou nesta manhã as condições de operação dos trens em todos os ramais, com o cumprimento dos intervalos. “Os técnicos da agência verificam, por exemplo, queixas de usuários do ramal Saracuruna sobre atrasos”, informa a Agência .
O diretor de Operações da empresa, Marcelo Feitoza, atribui os atrasos aos furtos de cabos e equipamentos. Segundo ele, foram registradas 750 ocorrências só no ano passado. “Fatores externos como furto dos nossos ativos, principalmente os de cabos de sinalização e de energia, além de equipamentos essenciais para o bom funcionamento do nosso serviço, têm gerado muitos transtornos à operação e aos nossos clientes. Nosso objetivo, ao manter um diálogo permanente com o poder público para o reforço nas ações de segurança pública, é operar em um cenário adequado para melhorar a cada dia o serviço prestado à população. Mas ainda assim, mudamos muito dos nossos procedimentos para garantir estabilidade dos serviços”, afirma.
Confira a nova grade
Para se programar e saber mais sobre os novos intervalos ou horários dos ramais e extensões, os clientes podem consultar a ferramenta “Planeje sua Viagem” no site e no aplicativo da concessionária ou, em caso de dúvidas, podem contatar a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.
Inicialmente previstos para serem adotados em fevereiro, os novos intervalos da grade horária vão ser implementados a partir do dia 7 de março devido ao aumento dos casos de Covid19 e Influenza que afetaram todo o Estado do Rio de Janeiro e não foi diferente com os colaboradores da SuperVia.
Novos intervalos nos horários de pico dos dias úteis:
Manhã
Ramal Deodoro – Santa Cruz (pico de 5h às 8h)
Entre Santa Cruz e Benjamim do Monte – intervalo médio de 15 minutos
Entre Campo Grande e Central do Brasil – intervalo médio de 9 minutos
Ramal Japeri (pico de 5h às 8h)
Entre Nova Iguaçu e Japeri – Intervalo médio de 13 minutos
Entre Central e Nova Iguaçu – Intervalo médio de 7 minutos
Ramal Saracuruna (pico de 5h às 8h)
Central a Gramacho – intervalo médio de 12 minutos
Tarde
Ramal Deodoro – Santa Cruz (pico de 16h às 19h)
Entre Benjamin do Monte e Santa Cruz – intervalo médio de 14 minutos
Entre Central do Brasil e Campo Grande – intervalo médio de 9 minutos
Ramal Japeri (pico de 16h às 19h)
Entre Nova Iguaçu e Japeri – Intervalo médio de 14 minutos
Entre Central e Nova Iguaçu – Intervalo médio de 7,5 minutos
Foto: Reprodução redes sociais