Procon Carioca aplica multa de R$ 1 milhão no Metrô
O Procon Carioca aplicou multa de R$ 1.010.986,67 ao MetrôRio pela suspensão da operação das linhas entre as estações Pavuna e Triagem no dia 31 de agosto do ano passado. Nesta data, a Linha 2 operou parcialmente entre as estações Botafogo e Maria da Graça por pelo menos por três horas. A empresa tem o prazo de 30 dias para pedir a impugnação da penalidade.
Segundo a concessionária, o problema teria ocorrido devido ao furto de cabos. A ação provocou queda na energia dos trilhos, impossibilitando a prestação do serviço. Milhares de passageiros foram prejudicados durante essa interrupção.
Os usuários relataram que tiveram dificuldade para pegar outro meio de transporte, já que a suspensão ocorreu em horário de pico e as estações foram fechadas, causando superlotação nas plataformas. Além disso, os passageiros disseram que não houve reembolso em espécie.
Diante disso, o Procon Carioca requereu ao Metrô informações sobre o ocorrido. Os técnicos do órgão notificaram a concessionária para que prestasse esclarecimentos e documentos sobre as falhas no serviço, bem como comprovasse a adoção de medidas para mitigar os efeitos do incidente.
Como a concessionária não apresentou esclarecimentos suficientes para impedir a aplicação da multa, terá o prazo de 30 dias para pedir a impugnação da penalidade, contados a partir da lavratura do auto de infração.
Foto: Divulgação