CET-Rio monta esquema para o Desfile das Campeãs

A CET-Rio montou esquema especial de trânsito no Centro da cidade e em todos os seus acessos para o Desfile das Campeãs do Carnaval 2022, neste sábado (30/4), no Sambódromo. A recomendação é optar sempre pelo uso do transporte público, seja metrô, trens, VLT ou barcas no acesso ao Centro e ao Sambódromo, visto o grande número de interdições de vias tanto para a realização dos desfiles quanto em decorrência o deslocamento dos carros alegóricos.

No metrô, quem vai para o setor par do Sambódromo assistir ao desfile poderá utilizar as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze e aqueles destinados ao setor ímpar deverão utilizar a estação Central do Brasil.

Quem vai de trem deve desembarcar na Central do Brasil. Mais de 50 linhas de ônibus passam pela área do evento, vindos de diversas regiões da cidade.

As pessoas que forem embarcar no Aeroporto Santos Dumont ou na Rodoviária do Rio, devem antecipar a chegada.

Na noite de sexta-feira (29/4) e na madrugada sábado (30/4) ocorrerão os deslocamentos dos carros alegóricos das agremiações para a Avenida Presidente Vargas, movimentação programada para ocorrer a partir das 22h (estimativa), contudo algumas interdições se iniciam às 17h, na Rua Rivadávia Corrêa, no trecho entre a Rua da Gamboa e a Avenida Binário do Porto.

A partir das 22h serão interditadas as seguintes vias:

– Avenida Binário do Porto, ambas as pistas, no trecho entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Avenida Venezuela;

– Avenida Venezuela, toda extensão;

– Praça Mauá, ambos os sentidos, toda a extensão;

– Avenida Rio Branco, no trecho entre a Praça Mauá e a Avenida Presidente Vargas;

– Avenida Presidente Vargas, pistas centrais;

– Túnel Rio 450, toda extensão;

– Via B4, toda extensão;

– Avenida Rodrigues Alves, via lateral no sentido Centro, adjacente às edificações, toda extensão;

– Alça de descida do Viaduto do Gasômetro para a Avenida Binário do Porto;

– Rua Acre, toda extensão;

– Rua Mayrink Veiga, toda extensão.

Desfile das Campeãs

A partir da meia-noite os carros alegóricos já devem estar se movimentando em direção à Avenida Presidente Vargas, horário onde ocorrerá a interdição do entorno imediato do Sambódromo como, por exemplo, a Rua Benedito Hipólito, Rua Presidente Barroso, Rua Júlio do Carmo e a Travessa Pedregais.

Alternativa de circulação no dia do Desfile das Campeãs

Os motoristas vindos da Avenida Francisco Bicalho com destino ao Centro da cidade deverão seguir pela Avenida Paulo de Frontin, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru até o acesso ao Túnel Martim de Sá.

Os condutores vindos da Praça da Bandeira, com destino ao Centro, deverão acessar a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Avenida Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, seguir pelo Túnel Martim de Sá até a Rua Riachuelo.

Quem vem da Avenida Brasil e da Ponte Rio-Niterói, com destino ao Centro e Zona Sul, deve utilizar o Túnel Marcelo de Alencar.

Os veículos vindos da Praça da Bandeira em direção ao Centro ou Botafogo pelo Túnel Santa Bárbara deverão seguir a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Avenida Paulo de Frontin, Praça Condessa Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra e Túnel Martim de Sá, para o Centro. Para Botafogo, deverá seguir o mesmo trajeto até a Rua Dr. Agra e pegar o retorno para acesso ao Túnel Santa Bárbara.

Mobilização de agentes

A operação contará com a participação de 260 operadores de trânsito, entre agentes da Guarda Municipal, da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios viários necessários.

Serão utilizados reboques para desobstrução de vias, além de motocicletas e veículos operacionais na operação viária. Também serão utilizados painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego.

O Centro de Operações da Prefeitura (COR) estará monitorando toda a área do evento com câmeras, possibilitando que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

Foto:  Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: