Governador critica Supervia e diz que furto de cabos é ‘falácia’

O governador do estado do Rio, Cláudio Castro, disse que usar o furto de cabos como justificativa para os frequentes atrasos e superlotação nos trens da Supervia é uma “falácia”. Castro afirma que os problemas ocorrem por causa falta de manutenção. As críticas ao serviço da concessionária foram feitas durante o lançamento do Restaurante popular na Central do Brasil, nesta quinta-feira (12/05).
Castro comentou ainda que as negociações para o reajuste da tarifa continuam suspensos. “Nesse momento, não há diálogo com eles (SuperVia). O Estado está utilizando a força mesmo. Fiscalizando e fazendo sua parte, que é a cobrança. A SuperVia faz um serviço de péssima qualidade, desrespeitoso com o cidadão fluminense, e o Estado está exercendo a força da multa para que eles possam voltar a melhorar a manutenção”, explicou o governador.
Na semana passada, o estado anunciou que a empresa foi multada em R$ 1,5 milhão por falhas encontradas pelo Procon nas estações de Bonsucesso, Olaria e Ramos.
A CPI da Assembleia Legislativa do Rio que investiga problemas nos trens aponta que das 104 estações, apenas 23 tem acessibilidade e 21 contam com banheiros. A Comissão também detectou lixo nas margens da linha férrea, buracos nas paredes, dormentes em mau estado. Segundo o relator da CPI, deputado estadual Waldeck Carneiro, uma das cobranças feitas à Supervia é a volta do Expresso Santa Cruz, que diminuiria o tempo de viagem.
O furto de cabos, a ocupação irregular na linha férrea e o impacto das variações de temperatura nos trilhos são alguns dos problemas informados pela Supervia quando os atrasos acontecem. De acordo com a concessionária, nos dois primeiros meses deste ano, criminosos furtaram mais de 10 mil metros de cabos. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 268% nas ocorrências.
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: