Videomonitoramento do trânsito começa 2ª feira em Copacabana

Dois novos trechos de fiscalização de trânsito por videomonitoramento serão ativados no bairro de Copacabana, a partir de segunda-feira (15/8): Avenida Nossa Senhora de Copacabana e Rua Barata Ribeiro. A medida visa detectar remotamente infrações cometidas no trânsito através de câmeras de monitoramento instaladas em determinados logradouros do município.

A fiscalização de trânsito por videomonitoramento será ampliada, gradativamente, para outras vias onde seja contumaz o cometimento de infrações de trânsito. Atualmente, a cidade já conta com esse serviço na região do Aeroporto Tom Jobim, na Rodoviária Novo Rio, no Largo do Machado e na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell (antiga Autoestrada Lagoa-Barra).

Guardas municipais que atuam no Centro de Operações Rio (COR) autuarão os veículos cujas infrações de estacionamento e paradas forem flagradas em tempo real através do sistema de câmeras, dispensando a abordagem ao condutor.

Os trechos contemplados nessa primeira etapa são: Avenida Nossa Senhora de Copacabana –  extensão: 3,4 km e volume de tráfego de 43mil/dia; Rua Barata Ribeiro – extensão: 2,5 km e volume de tráfego de 45mil/dia.

As vias receberam sinalização especial, indicando a fiscalização por videomonitoramento. Porém, já existem ao longo das vias diversas placas de proibição de parada e estacionamento, sendo 43 placas na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e 35, na Rua Barata Ribeiro.

Segundo a Prefeitura, o estacionamento e a parada irregular de veículos afetam negativamente a mobilidade urbana na cidade. Consequentemente, tais impactos elevam os tempos de viagem, que contribuem para o aumento na emissão de gases poluentes e oferecem riscos de acidentes de trânsito.

A Resolução CONTRAN nº 909, de 28 de março de 2022, que consolidou as normas de fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento, que regulamenta o § 2º do art. 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), confere aos órgãos de fiscalização tal prerrogativa.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.